Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

O caos aéreo no Brasil

Marcio Moraes

08/08/2013 13h57

 

Há muito tempo deve estar se perguntando por que as companhias aéreas estão no vermelho se os voos continuam lotados. Um conjunto de acontecimentos provoca essa situação. A resposta é mais ou menos simples. Um pequeno atraso de voo, em efeito cadeia, faz com que ao final do dia a empresa seja obrigada, por lei, a pagar estadia, refeição e telefone para os passageiros. Além disto, geralmente o leasing dos aviões é lançado antecipadamente no balanço das mesmas.

Reduzir a qualidade dos serviços de bordo, leia-se menos comida, parece no primeiro momento ser uma ótima solução ou até mesmo cobrar por isto. O fato é que tem uma relação direta com a fidelidade dos clientes. E, se a situação já é ruim com eles, imagine o contrário. De qualquer forma, vivemos um período em nossa história onde voar passou a ser algo que não dá mais prazer. Quando junta tráfego congestionado, aeroporto cheio, filas no check-in e o mesmo na volta. Aqui entre nós, a gente não precisa disto.

Como se não bastasse tudo que descrevi, mude o horário de seu voo e saberá que ainda será cobrado por mais uma diferença. Ou seja, cumprimos rigorosamente o voo original ou somos penalizados. Não consigo entender o que custa tão caro para as companhias aéreas ao trocar o voo. Deveria ser uma coisa supernormal, pelo menos nos voos domésticos. Apenas utilizaremos um assento, seja no voo X ou Y, não é mesmo?  É como uma roupa que não serve, nós vamos à loja e trocamos. Provavelmente, essa mesma roupa fará a felicidade de outro cliente.

A minha aposta é que somente aquela que entender a qualidade dos serviços como vantagem, a médio e longo prazo, sairá vencedora. Por enquanto somos passageiros e viajantes perdedores. Infelizmente!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!