Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Já conhece Punta del Este? A Inspiração de Vinícius de Moraes

Marcio Moraes

25/02/2014 16h37

Aproximadamente 200 quilômetros distante da fronteira com o Brasil, o balneário uruguaio de Punta del Este atrai cerca de 400 mil turistas na alta temporada de verão e, pela proximidade e facilidade econômica, acaba sendo um dos destinos mais procurados por nós, brasileiros.

shutterstock_158469938

Além das praias incríveis e luxuosas, esse destino oferece inúmeras opções de restaurantes para você saborear a típica gastronomia uruguaia e uma grande oferta de hotéis com instalações incomparáveis. Mas, hoje vamos falar um pouco da Casapueblo, antiga casa de verão do artista Carlos Páez Vilaró que, infelizmente, faleceu ontem aos 90 anos de idade.

shutterstock_133705805

Casapueblo é um prédio labiríntico que começou a ser construído pelo artista em 1958 e demorou 30 anos para ficar pronto, e é considerado por ele uma "escultura habitável". Não é à toa que a música de Vinícius de Moraes trata desta "casa muito engraçada"  onde ele e Vilaró costumavam se encontrar. Hoje, Casapueblo conta com uma estrutura hoteleira, museu e uma galeria de arte. Essa obra tornou-se referência cultural e ponto turístico da região.

A Casa, de Vinícius de Moraes

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

shutterstock_60276967

Vilaró foi um artista polivalente, trabalhou com pintura, arquitetura, cinema, escultura e literatura e adorava envolver-se diretamente com as festas de ruas e os famosos desfiles carnavalescos do Uruguai.

Se você está com viagem marcada a Punta Del Este, vale muito a pena conhecer e prestigiar o trabalho desse renomado artista, que ficará eternizado em suas obras.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!