Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Você conhece o carnaval mais colorido do mundo?

Marcio Moraes

04/03/2014 11h30

É isso o que dizem aqueles que já pularam o carnaval na Colômbia. Uma reunião de cores, raças e lendas é a expressão mais autêntica da cultura do povo colombiano, com ritmos típicos, brincadeiras e muita alegria. E já que ainda estamos aproveitando essa festa por aqui, resolvi contar um pouco para vocês dos costumes carnavalescos desse país.

shutterstock_131773424Andrey Gontarev / Shutterstock.com

O Carnaval de Barranquilla, como é chamado, começa quatro dias antes da quarta–feira de cinzas e é repleto de folclore e muitas atividades características. A Batalha das Flores, por exemplo, é um desfile de carruagens, companheiros, grupos de bailes e disfarces. O ponto alto do desfile é a carruagem da rainha que dança e joga flores aos espectadores, acompanhada pela corte de príncipes e princesas.

shutterstock_131773520Andrey Gontarev / Shutterstock.com

Outro evento importante dessa celebração é o Desfile da 84, que é uma grande festa de foliões. Nele, a rainha do carnaval se veste de preto, representando a viúva de Joselito Carnaval. Joselito é o personagem mais significativo do carnaval de Barranquilla, sinal de alegria e muita festa, que morre ao final dos quatro dias e seu corpo é simbolicamente sepultado e chorado pelas viúvas que aproveitaram os festejos com ele.

shutterstock_131773493Andrey Gontarev / Shutterstock.com

Além de tudo, há muita dança ao som de ritmos como a cumbia, o mapalé, a garatuja, músicas típicas da Colômbia que enchem as ruas nesses quatro dias de festa. É isso, caro leitor, já deu para perceber que podemos comemorar essa data em vários lugares e com diferentes costumes, basta ver qual combina mais com você.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!