Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Vai viajar? Conheça algumas dicas de segurança

Marcio Moraes

15/09/2014 16h48

Companheiro de viagem,

 

Se você adora respirar novos ares, saiba que algumas medidas simples e fáceis evitam dores de cabeça no decorrer da viagem. Pegar o carro e sair de casa, sem rumo e sem planos, é uma proposta tentadora. Porém, sem alguns cuidados primordiais, a aventura pode terminar em frustração, tempo e dinheiro desperdiçados.

img1333628792

E acreditem, muitos acidentes de trânsito são causados por deslizes básicos, como, por exemplo, pressão dos pneus muito abaixo do ideal. A calibragem correta ajuda a suportar a carga e a velocidade máxima do veículo, além de proporcionar uma economia da energia mecânica do motor e combustível. Quando a pressão dentro das câmaras está muito baixa, é possível sentir a diferença na rotação do volante durante a manobra, em que é necessária muito mais força para esterçar as rodas.Fabricantes de pneus recomendam que a calibragem seja feita de 15 em 15 dias, se possível com eles frios.

441_scorpion-atr_1

Cada tipo de terreno e as diferentes condições do tempo exigem calibragens específicas para os pneus e veículos. Se você pretende rodar com o carro em um terreno rochoso, arenoso, lama ou gelo, deve procurar qual a melhor forma para aumentar a tração.

0001

Quando o assunto é calibragem, é importante ficar de olho em outro quesito: o desgaste do pneu, que fica deformado devido ao tempo de utilização. Além disso, uma banda de rodagem deformada ainda pode indicar que existem problemas na suspensão, alinhamento ou amortecedores do veículo.

 

 

Lembre-se: rodar com pneus velhos e sem a calibragem ideal é um risco muito grande. Portanto, antes de desbravar o mundo pelas estradas, cheque seu carro!

 

Um forte abraço e boa viagem!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!