Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Estado do futuro líder do Brasil esconde a mais antiga mina de ouro do país

Marcio Moraes

25/10/2014 16h30

Caro amigo,

Nesse domingo (26), todos nós vamos decidir o futuro do país. Por isso, conhecer as propostas e histórico de cada candidato é fundamental para votar conscientemente nessa eleição tão conturbada, onde só há uma certeza: a presidência do Brasil continuará nas mãos de um mineiro, pois tanto Dilma Rousseff quanto Aécio Neves nasceram em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Isso me lembra que a cerca de 100km dali está um dos lugares mais interessantes que já visitei em toda a minha vida: a Mina da Passagem, entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, considerada a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo, além de ser a mais antiga do Brasil.

610079

Localizado na região do Pré-Cambriano Brasileiro, o passeio começa dentro de um trolley por todo o interior da mina, que chega a 315 metros de extensão.

43747519

Aos 120 metros de profundidade, chegamos a um conjunto de galerias subterrâneas e um lindo lago natural, onde é possível mergulhar acompanhado de instrutores.

44571972

Por todo o trajeto, histórias e lendas da mina são contadas por um guia, como a história do Capitão Jackes. Acredita-se que ele morreu em uma das explosões e até hoje vaga por ali.

Mina_da_passagem

Aberta para visitação sete dias por semana, sua fundação foi no início do século 18, e sua história se confunde com a trajetória do Ciclo do Ouro brasileiro.

Mina-da-Passagem-20140817220345

Desativada desde 1985, da Mina da Passagem já foram retiradas cerca de 35 toneladas de ouro.

4080655

O Brasil é mesmo incrível, não acha? Então ajude a preservar esse país tão lindo. Vote consciente e não deixe de explorar as belezas brasileiras.

Ótimo fim de semana!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!