Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Halloween: descubra as cidades reais das histórias de terror

Marcio Moraes

30/10/2014 15h00

Meu amigo,

Esta é uma das semanas mais aterrorizantes do ano. Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween – ou Dia das Bruxas, em português – teve origem nos costumes celtas, e era conhecido como Samhain.

Foto 01

Marcado como o fim da colheita, o Ano Novo e o início do inverno, acreditava-se que os mortos podiam perambular entre os vivos nesta data, por isso as pessoas se reuniam em rituais de sacrifícios e fantasias para mantê-los no seu plano espiritual.

Foto 02

Tentando apagar o costume secular, a Igreja cristã criou o dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, conhecido como All Hallows, de onde surgiu, mais tarde, o nome Halloween.

Foto 03

Ao longo dos séculos, a presença de monstros e figuras amedrontadoras como vampiros e bruxas se tornaram populares na história desse costume, e essas mulheres conhecidas por seus poderes sobrenaturais até hoje são vistas por muitos com medo e mistério.

IST-IS2176RM-00000028-001

Salém, nos Estados Unidos, tem uma forte história de perseguição às ditas bruxas, que chegou a ser retratada no filme hollywoodiano "As Bruxas de Salém". Hoje, porém, é um interessante destino turístico repleto de atrações perfeitas para quem gosta do legado sombrio que os celtas deixaram, principalmente aos países anglo saxônicos.

RHA-793-875

Já o famoso Conde Drácula – tema do filme "Dracula" (2014), lançado na semana passada nos cinemas brasileiros – não é tão fictício assim. Ele foi inspirado em Vlad Tepes, um príncipe famoso por sua crueldade que viveu na Romênia durante o século 15. Hoje, o turismo do país deve muito às lendas em torno da Transilvânia, e é um destino cheio de castelos, fortalezas e ruínas.

E aí, você teria coragem de se aventurar em lugares sinistros como esses? Como diz o ditado, "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem". Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!