Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Igreja de ossos humanos é atração da República Tcheca

Marcio Moraes

24/11/2014 12h16

Olá companheiro,

O mundo esconde alguns lugares um tanto bizarros e um deles certamente está na República Tcheca. Esse país tão peculiar possui grandes belezas, como a capital Praga ou, ainda mais interessante, o centro histórico da cidade de Kutná Hora, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, que abriga o curioso Ossuário de Sedlec.

Copyright: Pecold /Shutterstock03

Situada no subsolo da Igreja de Todos os Santos, essa pequena capela cristã foi construída para ser um depósito de ossos, como o próprio nome diz, mas o interessante é que toda a sua decoração é composta – pasme! – de ossos humanos.

Copyright: farmer's daughter/Shutterstock02

Copyright: StockThings/Shutterstock09

A história do lugar conta que em 1.142 um mosteiro cisterciense foi fundado na cidade. Anos mais tarde, o rei da Bohemia enviou o abade da instituição à Terra Santa. Este, por sua vez, voltou de Jerusalém com um punhado de terra da Gólgota – ou Calvário, local onde Jesus foi sacrificado – e jogou sobre o cemitério do monastério.

Copyright: dmitry_islentev/Shutterstock04

Copyright: Beneda Miroslav/Shutterstock05

Assim, o local ganhou fama e muitas pessoas quiseram ser enterradas ali. Em 1318, o cemitério já abrigava os restos mortais de cerca de 30 mil pessoas.

Copyright: Mikhail Markovskiy/Shutterstock08

No meio da necrópole, por volta dos anos 1.400, um dos abades construiu a Igreja de Todos os Santos com um depósito de ossos no subsolo, que entre 1.703 e 1.710 foi remodelado ao estilo barroco checo pelo arquiteto Jan Blažej Santim-Aichl.

Copyright: Mikhail Markovskiy/Shutterstock07

O trabalho decorativo com ossos humanos, no entanto, foi feito apenas em 1.870 pelo entalhador František Rint, que dispôs de restos de cerca de 40 mil pessoas em lustres, sinos e outras partes da igreja.

Copyright: Adwo/Shutterstock01

Para informações sobre horários de funcionamento, visite o site: www.ossuary.eu

Copyright: Mikhail Markovskiy/Shutterstock06

Mas e aí, você se sentiria bem acolhido ali?

Até mais!

 

 

 

 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!