Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Destino de novela: descubra os mistérios do Monte Roraima

Marcio Moraes

19/12/2014 09h32

Olá amigo,

 

Se você acompanha a novela das 21h, já sabe: o Monte Roraima é um dos cenários principais da trama, onde o comendador José Alfredo, vivido pelo ator Alexandre Nero, protagoniza a luta para manter seu império de diamantes.

Um dos pontos mais altos do Brasil, com 2.734 metros de altitude, é na ficção uma espécie de refúgio do personagem e, assim como na vida real, é também alvo de muito misticismo. Pois vou aproveitar essa divulgação toda e te contar um pouco mais sobre esse destino tão especial.

Copyright: Harald Toepfer/shutterstock

Copyright: Harald Toepfer/shutterstock

Situado no Parque Nacional do Monte Roraima, entre as fronteiras do Brasil, Venezuela e Guiana, o local é também um dos mais antigos do planeta e atrai muitos turistas com suas formações rochosas únicas, que vêm sendo esculpidas pelo vento há milhões de anos.

Copyright: Karin Wassmer/shutterstock

Copyright: Karin Wassmer/shutterstock

Segundo a lenda local, ali foi a casa de Macunaíma, ou Makunaíma, e também onde ele nasceu. De origem indígena, o nome do tepui – como os índios chamam montanhas no formato de platô – pode significar Monte Verde, Mãe dos Ventos e Serra do Caju.

Copyright: Vadim Petrakov/shutterstock

Copyright: Vadim Petrakov/shutterstock

Entre as principais atrações do local está o Vale dos Cristais, um verdadeiro espetáculo da natureza, que forra parte do topo do monte com pedras de tamanhos variados. É incrível!

Copyright: Peter Sobolev/shutterstock

Copyright: Peter Sobolev/shutterstock

A maior parte desta montanha está dentro da Venezuela, onde existe um acesso para sua base. Para chegar lá, o ideal é viajar até Boa Vista, capital do estado de Roraima, e seguir pela estrada até o Posto Integrado de Controle do Parque, em Pacaraima. Dali chega-se ao tepui de helicóptero ou de carro. Depois, são mais 10 horas até o cume e outras quatro até o Ponto Triplo, que fica entre as três fronteiras.

Copyright: Vadim Petrakov/shutterstock

Copyright: Vadim Petrakov/shutterstock

E aí, vamos conhecer pessoalmente esse destino cheio de mistérios? Boa viagem!

Até mais!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!