Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

São Paulo comemora o 461º aniversário neste domingo

Marcio Moraes

21/01/2015 16h06

Sampa, Sampa! Essa cidade linda que eu escolhi para morar completa 461 anos nesse domingo, dia 25, como o destino turístico mais competitivo do País. O estudo realizado pelo Ministério do Turismo analisa infraestrutura, atrativos e serviços, além de aspectos naturais, culturais e sociais. Pois bem, vou aproveitar a data para mostrar a você um pouco mais sobre a Terra da Garoa.

Copyright: Celso Diniz/ Shutterstock

Copyright: Celso Diniz/ Shutterstock

Em quarto lugar no ranking mundial de melhor vida noturna segundo o grupo americano de comunicação CNN, não é a toa que São Paulo é conhecida como a cidade que nunca dorme. Dados da SPTuris relatam que existem aqui cerca de 20 mil bares!

Por isso, se você gosta de curtir a noite em grande estilo, não deixe de conhecer a balada Provocateur, filial da sede em Nova York, ou o Royal Club, na Vila Olímpia. Já se quer um lugar para conversar com os amigos e tomar um drink, eu sugiro o famoso Noh Bar, na Bela Cintra, o Skye, no Hotel Unique com uma maravilhosa vista de São Paulo, ou o Brasserie des Arts, nos Jardins. Não deixe de experimentar o famoso drink Moscow Mule, super refrescante, uma mistura de vodka, gengibre e mais alguns ingredientes especiais.

Copyright: Filipe Frazao/ Shutterstock

Copyright: Filipe Frazao/ Shutterstock

É claro que você já sabe que Sampa é a capital gastronômica do País, certo? Mas sabia que ao todo são 52 tipos de culinárias diferentes e 4.500 pizzarias? Experimente os restaurantes da Famiglia Mancini, na charmosa rua Avanhandava, ou o sofisticado Gero, do Fasano. E se quiser apostar na redonda mais queridinha dos paulistanos, vá a alguma unidade da Brás Pizzaria ou da Veridiana. Você não vai se arrepender.

Copyright: Nagasima/ Shutterstock

Copyright: Nagasima/ Shutterstock

E como uma visita a São Paulo não seria completa sem conhecer o lado artístico da cidade – já que são 110 museus, 40 centros culturais, 80 bibliotecas, 280 salas de cinema e 160 teatros espalhados pela capital –, que tal conhecer o Masp, em plena avenida Paulista, a maravilhosa Pinacoteca, na Luz, ou o Museu de Arte Sacra, que começa neste sábado a exposição Arte Sacra na Ourivesaria? A mostra traz uma releitura do próprio acervo em 130 peças da arte de fabricar peças em metais preciosos.

Copyright: Thiago Leite/ Shutterstock

Copyright: Thiago Leite/ Shutterstock

Também tem a magnífica Sala São Paulo e os refinados concertos da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que começa a temporada 2015 em fevereiro.

Copyright: cifotart/ Shutterstock

Copyright: cifotart/ Shutterstock

Não deixe de conhecer ainda a interessante vida ao ar livre daqui. Cerca de 300km de ciclovias passam por toda a cidade, que hoje é própria para a prática de diversos esportes. Vá aos parques Ibirapuera, Aclimação, Villa-Lobos ou o da Independência, no Ipiranga. Conheça também o Jardim Botânico ou se aventure até alguma das represas de Guarapiranga ou Riacho Grande para praticar stand up paddle.

Copyright: Will Rodrigues/ Shutterstock

Copyright: Will Rodrigues/ Shutterstock

Além de tudo isso, você não pode deixar de conhecer lugares como a Catedral da Sé, o Terraço Itália, o Museu da Língua Portuguesa, o belíssimo Teatro Municipal, que oferece visitas guiadas, o Memorial da América Latina, o Pátio do Colégio, o Copan e muitas outras atrações únicas, que só Sampa pode oferecer.

E aí, se animou? Boa viagem!

Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!