Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Coisas que só São Paulo tem

Marcio Moraes

23/01/2015 16h35

Olá amigo,

Continuando o post anterior sobre a grandiosa Terra da Garoa, você sabia que São Paulo tem uma população de pouco mais de 11 milhões de pessoas? Pois é. O número exato, segundo dados do IBGE, é 11.253.503 habitantes em um raio de 1.521,110km². Muita gente, não?

Esses números só refletem o que nós já sabemos: falar sobre Sampa é falar sobre exageros! Afinal, são mais de 5 milhões de carros circulando, 864 mil transações de cartão de crédito por dia, 240 mil lojas, 53 shopping centers, 5 mil pet shops, 15 mil restaurantes e 50.800 indústrias dentro da capital! Isso sem contar que são vendidos – pasmem! – 10,4 milhões de pãezinhos por dia, o que dá cerca de 7.200 por minuto. Também, pudera, são 3.200 padarias!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 A maior comunidade japonesa fora do Japão

E como tudo aqui é muito, você sabia também que existem cerca de 1,8 milhões de descendentes japoneses na capital paulista, o que a torna a maior comunidade asiática fora do Japão? Pois bem, 600 mil deles moram no bairro da Liberdade, distrito típico japonês no centro da cidade.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Antes da chegada dos imigrantes, a região abrigava o Pelourinho e a Praça da Forca, por isso o nome Liberdade. Hoje, o bairro é bem turístico e é impossível não se apaixonar pela feira gastronômica, que já existe há quase 40 anos e é uma ótima dica para começar a se acostumar com os costumes orientais.

A gastronomia do mundo dentro de São Paulo

Essa frase pode parecer exagero, mas não é. Como eu disse no post passado, a capital abraça 52 culinárias diferentes em 55 mil estabelecimentos de alimentos e bebidas! São culturas do mundo inteiro representadas aqui pela gastronomia. Demais, não?


Quer entender do que estou falando? Então vá ao P.J. Clarkes, um restaurante e hamburgueria americano que, aliás, preparou um brunch e um jantar especial para comemorar o aniversário de SP, cheio de receitas bem paulistanas, como pastéis de queijo, mortadela e sanduíche de pernil!

Foto: Divulgação

Já se você quiser continuar na linha asiática, vá ao Tantra, que possui quatro unidades espalhadas pela cidade, especializado na culinária da Mongólia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agora, você sabia que o Windhuk, em Moema, é um restaurante alemão com mais de 50 anos de tradição? Mas o mais interessante dessa história é que esse nome era, na verdade, o nome de um navio que partia de Hamburgo e atracava na África do Sul. Em 1939, porém, a Segunda Guerra Mundial foi declarada e a embarcação não pôde mais voltar à Alemanha, navegando em direção ao Brasil. Aqui, a tripulação permaneceu em campos de concentração até 1945. Três anos mais tarde, esse bar foi inaugurado por um dos ex-tripulantes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agora, se preferir, aproveite uma das 4.500 pizzarias e faça parte da estatística de 1 milhão de pizzas vendidas por dia!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Parabéns, São Paulo! Só você tem tudo isso!

Abraços e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!