Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Que tal conhecer a Fonte da Beleza, na Turquia?

Marcio Moraes

27/02/2015 11h48

Companheiro,

Hoje eu quero mostrar a você um cenário quase surreal, chamado Pamukkale, na Turquia. Em português, o nome significa "Castelo de Algodão", o que define muito bem esta exótica paisagem branca.

Copyright: Muratart/ Shutterstock

Copyright: Muratart/ Shutterstock

Formado por piscinas termais dispostas em cascatas, o local é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1988 e está situado a cerca de 650 quilômetros da cidade de Istambul.

Copyright: Tatiana Popova/ Shutterstock

Copyright: Tatiana Popova/ Shutterstock

O que dá a aparência esbranquiçada às bordas desses pequenos tanques naturais é a água a 36 graus célsius com alta concentração de hidrocarboneto de cálcio. O elemento químico passa por algumas transformações e é depositado como carbonato de cálcio, que solidifica e forma o mármore travertino – ou rocha calcária.

Copyright: sezer66/ Shutterstock

Copyright: sezer66/ Shutterstock

Já no topo desta colina está Hierápolis, ou melhor, as ruínas da antiga cidade greco-romana do século 2. Fundado pelo rei Eumenes II, de Pérgamo, o distrito foi muito conhecido pelas propriedades curativas de suas águas. Acredita-se que lá é possível tratar doenças como o reumatismo e outros problemas de pele, rim, olhos, etc.

Copyright: muratart/ shutterstock

Copyright: muratart/ shutterstock

Mas você deve estar se perguntando: por que Fonte da Beleza? Reza a lenda que, além das propriedades terapêuticas, aqueles que se banham nas águas termais de Pamukkale ficam mais bonitos.

Copyright: Trazos sobre Papel 1/ Shutterstock

Copyright: Trazos sobre Papel 1/ Shutterstock

A fábula vem da história de uma jovem que não arranjou marido devido à sua pobreza e feiura. Triste, ela decidiu se suicidar pulando de uma das pedras da montanha, porém caiu em uma das bacias da região. O filho do Senhor de Denizli viu a cena de longe e foi socorrer a menina. Quando chegou lá, era uma moça muito bela com quem se casou e os dois viveram felizes para sempre.

Quem decidir conhecer essa maravilha da natureza deve ir até o município de Denizli e pegar um ônibus até a base da montanha que sustenta o Pamukkale. Em meio às piscinas, porém, deve-se andar descalço.

Copyright: Galyna Andrushko/ Shutterstock

Copyright: Galyna Andrushko/ Shutterstock

 

Boa viagem!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!