Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a fantástica migração das Borboletas Monarcas

Marcio Moraes

20/03/2015 17h17

Olá companheiro,

Fenômenos naturais extraordinários acontecem ao redor do mundo. Você já deve ter ouvido falar na Grande Migração do Serengeti – quando milhares de gnus migram em busca de alimentos anualmente na Tanzânia e Quênia –, ou na Aurora Boreal, típica nas regiões polares como Noruega, Finlândia, Alasca, entre outros destinos. Mas você já viu a incrível migração das borboletas monarcas?

Copyright: Chris Frost/ Shutterstock

Copyright: Chris Frost/ Shutterstock

Assim como todas as espécies de animais selvagens, esses insetos de cor alaranjada migram na época do inverno para lugares mais quentes em busca de alimentos. No caso das monarcas, as áreas de procriação ficam na divisa entre o norte dos Estados Unidos e o sul do Canadá, na região do Parque Nacional das Montanhas Rochosas.

Copyright: Noradoa/ Shutterstock

Copyright: Noradoa/ Shutterstock

Quando o clima começa a esfriar, geralmente em outubro, milhares e até milhões dessas borboletas viajam atrás de temperaturas mais amenas. E é aí que todo o show começa. De porte pequeno, elas percorrem cerca de 50 quilômetros por dia, parando para comer e descansar durante todo o percurso até o sul da Califórnia e as florestas de Oyamel, no México. Já imaginou ver o céu coberto por borboletas coloridas? Que incrível!

Copyright: Michael Warwick/ Shutterstock

Copyright: Michael Warwick/ Shutterstock

Mesmo com menos de um grama cada, a quantidade de pequenas voadoras é tão grande que quando elas pousam nas árvores, alguns galhos chegam a cair por causa do peso. O mesmo fenômeno acontece por volta de março, quando elas retornam às Montanhas Rochosas.

Copyright: Michael Warwick/ Shutterstock

Copyright: Michael Warwick/ Shutterstock

Mas o mais interessante de tudo isso é que nenhuma dessas borboletas consegue completar o ciclo migratório. Isso porque o período de vida delas é muito curto, então leva de três a quatro gerações para que um curso seja concluído por inteiro.

Copyright: StevenRussellSmithPhotos/ Shutterstock

Copyright: StevenRussellSmithPhotos/ Shutterstock

O problema é que a seca, o desmatamento e até o uso de herbicidas tem provocado uma grande queda na população dessas borboletas. Por isso, reforço o meu apelo pela preservação da natureza. Esse é um dever de todos, e que só nos traz benefício, não é mesmo?

Copyright: Paul Reeves Photography/ Shutterstock

Copyright: Paul Reeves Photography/ Shutterstock

Ótima viagem e bom fim de semana!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!