Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a caverna dos cristais gigantes

Marcio Moraes

30/03/2015 15h11

Olá amigo,

O feriado da Páscoa está aí e é uma ótima oportunidade para você programar uma boa viagem, não é mesmo? Que tal, então, se inspirar com a Mina de Naica e seus incríveis cristais gigantes, situados no estado de Chihuahua, no norte do México?

Encontrada no ano 2.000 por dois mineiros – os irmãos Eloy e Javier Delgado –, a Caverna dos Cristais abriga pedras de selenito que podem chegar a 11 metros de altura, 4 metros de diâmetro e 55 toneladas. Muitos acreditam que são os maiores do mundo!

Foto: Reprodução

A câmara subterrânea está a 300 metros de profundidade, dentro do complexo de Naica, e é considerada uma das mais importantes descobertas geológicas dos últimos anos. O feito aconteceu quando a dupla explorava os minerais presentes na região.

A paisagem dá a impressão de que os cristais são grandes rochas de gelo, mas a temperatura entre 45ºC e 50ºC não engana: estamos abaixo do solo, onde a umidade é de 100%. Tais condições climáticas exigem o uso dos equipamentos adequados, senão os fluídos podem condensar nos pulmões.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Além da Caverna dos Cristais, a Caverna Olho da Rainha foi descoberta na mesma data, e leva esse nome devido ao seu formato de túnel com 8 metros de diâmetro. Há também a Caverna das Espadas – descoberta em 1.910 – e a Caverna das Velas, a maior e última gruta a ser explorada.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!