Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a dança das marés do Monte Saint-Michel

Marcio Moraes

08/04/2015 16h42

Meu caro amigo,

Você já ouviu falar em um vilarejo medieval cujos arredores são invadidos pela maré equinocial cerca de 50 vezes por ano? Pois bem, este é o Monte Saint-Michel, localizado no noroeste da França, na fronteira com a Normandia e a Bretanha.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A atração está situada no centro de uma baía com aproximadamente 500 quilômetros quadrados. Conforme a maré – que é considerada uma das maiores da Europa – aumenta, as bordas da formação geográfica são rapidamente inundadas pelas águas do mar, fazendo com que a pequena vila fique ilhada.

Foto: www.ot-montsaintmichel.com

Foto: www.ot-montsaintmichel.com

A diferença entre a maré alta e a baixa é tanta que pode chegar aos 15 metros. O evento acontece quando o sol e a lua se alinham sobre a Linha do Equador, o que ocorre em exatamente 53 dias por ano, com duração de algumas horas.

Em dias de cheia, o monte fica ligado ao continente somente por uma estrada, que também pode alagar se a altura da água ultrapassar os 12,90 metros.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Já no vilarejo, outra agradável surpresa espera pelos turistas. Erguida em cima e em torno de uma rocha de formato piramidal, a Abadia de Mont Saint-Michel tem uma história ainda mais misteriosa que a própria baía: reza a lenda que a primeira igreja levantada ali foi a mando do Arcanjo Miguel!

Foto: Thinkstosck

Foto: Thinkstosck

A história diz que o anjo apareceu três vezes ao bispo Aubert, que decidiu fundar um pequeno santuário no local, em 709. A partir dali, o monte se tornou parada obrigatória para peregrinos. No século 19, contudo, o monastério abrigou uma prisão durante a Revolução Francesa e, em seguida, teve que ser restaurado. Hoje, é conhecido como A Maravilha do Ocidente.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Além da Abadia, visite também os quatro museus presentes no local, onde é possível descobrir a história do monte, assim como entender como funcionam as marés. Na mesma vila, a Parish Church, dedicada ao São Pierre, foi construída nos séculos 15 e 16.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Juntos, o fenômeno natural e a construção arquitetônica são considerados a terceira atração turística mais procurada do país, com cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano. Além disso, o conjunto é tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, desde 1.979.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Para ver a dança das marés, é interessante chegar ao local cedo para garantir um bom lugar. Além disso, não é aconselhado se aventurar sozinho, pois alguns pontos são feitos de areia movediça. No site oficial do Monte Saint-Michel é possível encontrar um calendário com as datas exatas de maré alta. Visite: www.ot-montsaintmichel.com.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Ótima viagem!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!