Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

5 curiosidades que você não sabia sobre passaportes!

Marcio Moraes

22/04/2015 17h21

Amigo,

Se você é um viajante assíduo como eu, com certeza está com o seu passaporte em dia, não é mesmo? Mas há algumas peculiaridades sobre o documento que você não deve saber. Quer apostar?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em primeiro lugar, você tinha ideia de que a Rainha da Inglaterra não precisa de passaporte? Pois é! Como todos são expedidos em nome de Sua Majestade, a monarca pode usar o documento de qualquer um dos cidadãos britânicos. Já imaginou?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Aliás, o Reino Unido é um dos países mais bem aceitos no mundo. Um passaporte britânico tem as fronteiras abertas para 147 países, ao lado dos Estados Unidos. O Brasil está na 17ª posição dessa lista, segundo o ranking da ferramenta Passaport Index, sendo aceito em 128 nações. Bom incentivo para viajar, não?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Outra curiosidade super bacana é que alguns destinos possuem carimbos especiais! Por exemplo: se você for a Machu Picchu, além de ter o visto do Peru, também poderá carimbar um selo exclusivo da Cidade Inca no seu passaporte! Demais, não? Outros lugares são Galápagos, no Equador, Ilha de Páscoa, no Chile, Ilhas Cayman, no Caribe, Antártica – que, aliás, tem muitos desses carimbos – e mais uma infinidade de locais espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, Argentina e até Coreia do Sul!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Falando em Canadá, você sabia que esse passaporte é composto por inúmeras paisagens escondidas? Isso mesmo! Como uma forma de evitar a falsificação, o governo canadense gravou nos documentos uma série de imagens que só podem ser vistas com luz negra!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E por último, qual é o número do seu passaporte? Pois eu vou te contar quem é o dono do número 1: o Papa! Tudo bem que o Papa Francisco preferiu manter o documento argentino, mas em geral essa é uma das regras do Vaticano para os líderes religiosos que assumem as rédeas da Igreja Católica.

Até mais!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!