Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

O que você não pode deixar de comer em cada região do país

Marcio Moraes

27/05/2015 17h02

Caro amigo,

Dei uma volta por todos os cantos do Brasil e escolhi uma cidade de cada região do país para mostrar a diversidade gastronômica que podemos encontrar em território nacional. São tantos ingredientes, sabores e aromas regionais, pouco conhecidos dos brasileiros, que merecem destaque. Outros tantos se tornaram verdadeiras paixões nacionais e estão na mesa – e no coração – de todos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Norte – Manaus

Esqueça feijoada, caipirinha e churrasco. O Norte oferece um passeio pelos sabores mais exóticos do País como, por exemplo, o Tacacá, feito com caldo de tucupi (extraído da raiz da mandioca), goma de tapioca, camarão e folhas de jambu. Nas padarias, a pedida é o X-Caboquinho, sanduíche que leva queijo coalho, tucumã e banana em um pão francês. Para acompanhar o lanche, um suco de cupuaçu, graviola e teperabá.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Nordeste – Salvador

Entre os quitutes típicos da Bahia, o acarajé está no topo da lista. O famoso bolinho de feijão fradinho é frito no azeite de dendê. No candomblé, é ofertado aos orixás. Nas ruas, é vendido pelas baianas, trajadas com saias engomadas, blusas de renda, colares e um lenço na cabeça. Moqueca, bobó de camarão, vatapá (feito com camarão seco, leite de coco, azeite de dendê, castanha de caju e pão) e cocada também estão sempre à mesa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Centro-oeste – Brasília

Durante a construção desta cidade de planejamento progressista, muitos trabalhadores de todo o país migraram para a futura capital com esperança de melhoria de vida. Os candangos, como são conhecidos tais migrantes, ajudaram a formar a gastronomia brasiliense atual. A tradicional receita de carne de sol com arroz, paçoca, mandioca, feijão-de-corda, manteiga de garrafa e cheiro-verde é símbolo desta mistura cultural e pedida certa para quem visita a capital do Brasil.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Sudeste – Vitória

A moqueca capixaba, símbolo da gastronomia de Vitória, é alvo de disputa com a receita baiana de mesmo nome. O embate gerou o slogan "moqueca só capixaba, o resto é peixada". De qualquer maneira, a receita de Vitória não leva dendê nem leite de coco e é preparada em uma panela de barro feita artesanalmente. Outros quitutes típicos da capital do Espírito Santo são caranguejada e muma de siri.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Sul – Porto Alegre

Bah! Churrasco e chimarrão são símbolos tão fortes do sul do País que é impossível não comentar. Você sabia que o prato mais querido dos brasileiros originou-se no século XVII? Pois é. Na época, a principal fonte de renda dos gaúchos vinha da venda do couro e sebo do gado, e o que sobrava era assado em grandes buracos abertos no chão. Bacana, não é? A bebida, por sua vez, é legado da cultura indígena da América do Sul.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Deu água na boca, não é?

Bom apetite e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!