Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Cinco melhores destinos para amantes de café

Marcio Moraes

29/05/2015 15h44

Caro amigo,

Sabe aquele aroma que domina o ambiente e nos traz lembranças nostálgicas, do tempo que nossas avós preparavam o lanche da tarde em um domingo chuvoso? O café, segunda bebida mais consumida no Brasil, é responsável por inspirar tais recordações. Concorda?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A paixão pelo café – coado, espresso, pingado, carioca, descafeinado – nos leva a explorar o mundo sob o pretexto de encontrar os destinos que mais dominam, com maestria, a arte de preparar a bebida. Vamos conhecê-los?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Viena, Áustria

O café é uma parte tão importante da cultura vienense que as cafeterias, conhecidas como kaffehaus, estão listadas como Patrimônio Imaterial da Unesco. E sendo uma das menores capitais da Europa, a cidade pode oferecer uma experiência verdadeiramente intimista nos cafés, sempre elegantes e, ao mesmo tempo, aconchegantes. Os lugares mais famosos de para provar o espresso de Viena são Cafe Central, Landtmann, Griensteindl e Demel.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Seattle, Estados Unidos

Sabe de onde vem o fenômeno Starbucks? Isso mesmo, de Seattle! E, embora muita gente considere os cafés da "sereia verde" como os melhores, digo que a cidade americana tem muito mais potencial do que o fast-coffee. Seattle respira café. A vida social da cidade está ligada, invariavelmente, ao consumo da bebida. Não à toa que existem tantas opções de cafeterias na cidade. Vale a pena conhecer o Cafe Allegro, primeiro a ser estabelecido em Seattle, em 1975.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Roma, Itália

Como não incluir um espresso a la italiana na lista? Afinal, as tão usadas expressões latte, cappucino e mocha não vêm da Itália à toa, não é? Muito embora o país tenha mais fama do que merece quando o assunto é café, Roma prova que a reputação tem fundamento. O centro histórico concentra as cafeterias mais agradáveis, nas quais é possível passar um bom tempo apreciando um clássico italiano: o espresso.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Reykjavik, Islândia

O povo escandinavo é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos holandeses. Porém, só há 25 anos começaram a surgir lugares especializados na bebida, que se concentraram, principalmente, em Reykjavik, na Islândia. Hoje, qualquer quarteirão da cidade tem sua pequena cafeteria. E cada uma delas reserva uma surpresa mais agradável.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Melbourne, Austrália

A segunda maior cidade australiana coleciona muitas qualidades, dentre as quais a de servir excelentes cafés. Melbourne recebe, inclusive, uma exposição anual voltada para a bebida. A cultura do café é extremamente forte nesta cidade moderna e vibrante. Recomendo uma visita à cafeteria Sonido, que fica no bairro de Fitzroy, famoso por reunir ótimos espaços com baristas conceituados.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Bom, e depois desse passeio pelas melhores cidades para amantes do café, devo admitir que, para mim, o melhor mesmo vai continuar sendo aquele cafezinho coado pela vovó.

Um abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!