Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça a ilha mais colorida da Europa

Marcio Moraes

22/06/2015 17h02

Caro viajante,

Gostaria de dividir com você uma deliciosa descoberta que fiz pertinho de Veneza, na Itália: a pequena ilha de Burano, cuja população de cerca de três mil habitantes se orgulha de viver na cidade mais colorida da Europa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O tamanho da cidade, no entanto, contrasta com a riqueza artística e cultural que pode ser encontrada ali. A história, passada de geração para geração, conta que os pescadores da vila tinham dificuldades de encontrar suas casas em meio à névoa que pairava sobre Burano durante o inverno. A solução, simples e criativa, foi pintar cada casa com uma cor chamativa, que fosse facilmente identificada à distância. O resultado é um cenário charmoso, alegre e cheio de vida. Demais, não?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Porém, não só de cor que vive Burano. A cidade italiana é conhecida também pela arte do merletto, renda tradicional das artesãs locais, cobiçada pela nobreza européia desde os tempos do rei Luis XIV. O monarca francês conhecido como Rei Sol usou, em sua coroação, um colar de merletto que demorou dois anos para ser feito. Hoje, não há tantas rendeiras como naquela época, mas você ainda pode encontrar lojinhas especializadas e sua história é contada no Museu do Merletto, na praça central de Burano.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Outro ponto forte do destino multicolorido é a gastronomia, que concilia a fartura típica italiana com pratos à base de frutos do mar, refletindo muito bem o clima da cidade. Não deixe de visitar a Trattoria da Romano, mais antiga de Burano, aberta em 1910. Especializado na cozinha regional, o restaurante familiar é famoso pelo risoto, considerado um dos melhores do mundo.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E se bater uma vontade de adoçar a boca, a cidade também oferece guloseimas irresistíveis. Tanto o bussolai quanto o essi, feitos com farinha, manteiga, baunilha e ovos, são populares e podem ser encontrados nas principais lojinhas. A Panificio Pasticceria Costantini é uma referência na produção dos doces típicos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Burano é vizinha de Murano, outro destino na laguna de Veneza que merece destaque pela criatividade. Embora não seja multicolorida, a cidade conquistou visibilidade internacional pela produção de objetos de vidro com tantos matizes quanto os que colorem as casas buranesas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

COMO CHEGAR: A porta de entrada para Burano é Veneza. Na estação Fondamente Nove é possível pegar um vaporetto, espécie de ônibus sobre as águas, para a ilha. Eles partem a cada meia hora e o agradável percurso é feito em 45 minutos.

www.isoladiburano.it

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Burano é mesmo um charme de destino, não?

Um abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!