Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Quando ficção e realidade se encontram em destinos encantadores

Marcio Moraes

27/07/2015 16h39

Um bom filme pode nos transportar para longe da sala de TV e nos fazer descobrir novos ambientes, culturas e tradições diferentes. Essa é a verdadeira magia do cinema! Melhor ainda é quando o enredo se desenvolve em cenários reais e a ficção dá outro foco ao lugar. Vamos conhecer alguns lugares imortalizados pelo cinema?

ALERTA DE SPOILER! (Ou seja, se você pretende assistir algum desses filmes e não quer saber do enredo, não leia.)

Meia Noite em Paris

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original de 2011, o filme escrito e dirigido por Woody Allen é, ao mesmo tempo, leve e profundo. Repleto de referências, Meia Noite em Paris vai além da comédia romântica que seu gênero sugere para contar uma história que explora a capital francesa de maneira original e única.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Owen Wilson interpreta Gil Pender, um escritor cujo sonho é viver a Cidade Luz dos anos 20, a Era de Ouro da genialidade e vanguarda artística parisiense. Ele e sua noiva, Inez (Rachel McAdams), curtem uns dias na capital francesa hospedados no Hotel Le Bristol, um cinco-estrelas com extensa lista de premiações.

Foto: Torre Eiffel

Foto: Torre Eiffel

O roteiro do casal inclui o Palácio de Versalhes, Patrimônio Mundial da Unesco e sede do poder político nacional até 1789, e o Museu Rodin, com cerca de 300 obras do artista, entre elas sua estátua mais famosa, O Pensador. A suíte La Belle Etoile do Hotel Le Meurice, que oferece um terraço com visão privilegiada para a torre Eiffel, é mais um cenário do longa-metragem.

Foto: Palácio de Versalhes

Foto: Palácio de Versalhes

A reviravolta acontece quando o protagonista embarca em uma viagem no tempo. Como num passe de mágica, Pender está na Paris da década de 1920. Sua primeira experiência é uma festa cujo anfitrião é o romancista e cineasta francês John Cocteau. No piano, o músico americano Cole Porter, e entre os convidados, o casal de escritores Zelda e Scott Fitzgerald. A noite termina com um drink com Ernest Hemingway, um dos mais célebres escritores do mundo, no restaurante Polidor, reduto de gênios desde sua abertura, em 1845. Até hoje, o lugar, cujo interior está intacto, é popular entre estudantes da Sorbonne e do Collège de France, que se inspiram por dividir o mesmo espaço que James Joyce e Jack Kerouac.

Foto: Roof Top em Paris

Foto: Roof Top em Paris

Pender se divide entre os passeios diurnos com Inez e as visitas noturnas à antiga Paris. O rio Sena, que corta a cidade, aparece em algumas cenas, bem como o Marché Paul Bert, mercado de antiguidades a céu aberto. Outro ponto é a livraria Shakespeare & Co, uma das mais famosas do mundo e onde escritores costumavam se encontrar.

Foto: Rio Sena

Foto: Rio Sena

Em sua última viagem ao passado, o escritor americano vai à Belle Époque, em meados de 1890, onde o restaurante Maxim´s era a novidade do momento e o glorioso Moulin Rouge palco de dançarinas de Can Can, retratadas nas telas do pintor francês Toulouse-Lautrec. Passados mais de cem anos, o Maxim´s, símbolo da art-nouveau, continua disputado e conta com um museu com mais de 500 peças. O Moulin Rouge, por sua vez, ainda é parada obrigatória.

Foto: Moulin Rouge

Foto: Moulin Rouge

O Grande Gatsby

A obra mais reverenciada de Scott Fitzgerald – aquele que festejou com Gil Pender no filme Meia Noite em Paris – ganhou sua quinta releitura nas telonas em 2013. Estrelado por Leonardo di Caprio e dirigido pelo extravagante Baz Luhrmann (mesmo diretor de Moulin Rouge e Austrália), O Grande Gatsby mostra o lifestyle da elite nova-iorquina dos anos 20.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O narrador da história é Nick Carraway (Tobey Maguire), escritor aspirante que busca seu American Way of Life na cidade mais pulsante do mundo. Por influência do destino, Nick se torna vizinho do milionário Jay Gatsby, cuja misteriosa vida é alvo de especulação dos desconhecidos que frequentam as épicas festas em sua mansão em Long Island. O cenário das memoráveis noitadas de Gatsby, regadas a Möet Chandon, jazz e muita sensualidade, foi inspirado em casarões da região, como o La Selva, Beacon Towers e, especialmente a Oheka Castle, segunda maior residência privada dos Estados Unidos, construída em 1919. Em 1984, a propriedade de 23 hectares foi totalmente restaurada e passou a funcionar como hotel de luxo.

Foto: Beacon Towers

Foto: Beacon Towers

 

A maior referência do filme à Nova York – como destino, propriamente – é a ponte Queensboro, que liga Manhattan ao subúrbio de Queens. Nas palavras de Fitzgerald, "a cidade vista da ponte de Queensboro é sempre a cidade vista pela primeira vez, em sua primeira promessa selvagem de todo o mistério e beleza do mundo".

Foto: Ponte Queensboro

Foto: Ponte Queensboro

É curioso, no entanto, que boa parte do filme foi rodada em Sydney, berço do cineasta. O jardim de entrada da mansão Gatsby é, na verdade, o Centennial Park, uma das áreas de lazer mais frequentadas na cidade australiana. Além disso, o prédio da Mainly Business School, no litoral norte de Sydney, foi adaptado com recursos gráficos para se tornar o imponente casarão de Gatsby.

Foto: Centennial Park

Foto: Centennial Park

Para a cena mais importante do filme, ou o clímax, o diretor australiano recriou no estúdio uma suíte do The Plaza New York, em parceria com o hotel, para retratar com fidelidade o estilo das acomodações da época e, ao mesmo tempo, dar o tom de enfrentamento que a cena exigia.

E, da mesma forma que o cinema imita a realidade, o The Plaza New York se inspirou na ficção para criar a suíte Fitzgerald, em homenagem ao autor da grande obra que, inclusive, era hóspede regular do hotel. Com design arrojado, o quarto inclui retratos do casal Fitzgerald, bem como a obra completa do escritor. Acessórios utilizados no filme também foram incluídos na decoração do quarto para garantir que o hóspede se sinta em um romance tão grandioso quanto Gatsby.

A Culpa É das Estrelas

A estreia do filme inspirado no best-seller do americano John Green causou grande furor. Só no Brasil, quase um milhão de pessoas encheram as salas de cinema nos três primeiros dias de exibição do filme, em junho de 2014. Além de contar uma história carregada de drama e emoção, A Culpa É das Estrelas exibe cenários inspiradores, principalmente na parte que os protagonistas Hazel Grace e Augustus Waters visitam Amsterdã.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Durante viagem à capital holandesa, o casal fica hospedado em uma das 38 suítes do hotel boutique De Filosoof, localizado na área central da cidade, perto do Vondelpark, um parque que vale a pena conhecer. Uma das atrações é o famoso Museu Anne Frank, dedicado à menina judia que se escondeu dos nazistas naquela mesma casa durante a Segunda Guerra Mundial. Visitado por cerca de um milhão de pessoas por ano, o lugar mostra como Anne viveu durante o tempo que ficou escondida e também expõe o diário dela, publicado depois de sua morte, no campo de concentração de Bergen-Belsen.

Foto: Vondelpark

Foto: Vondelpark

Os canais que cortam a cidade foram bem explorados pelo diretor Josh Boone que, inclusive, usou a beleza ímpar do cenário em uma das cenas mais importantes – e tristes – da história. O banquinho onde o casal trava o diálogo clímax do filme fica próximo ao canal Leidsegracht, cartão-postal da cidade localizado no bairro mais nobre de Amsterdã. Outra região usada como set de filmagem para A Culpa É das Estrelas é Jordaan, que fervilha com ateliês, cafés e lojinhas super charmosas. Um passeio pelo bairro deve incluir a visita ao Museu da Tulipa e também ao Noodermarkt que, às segundas, abriga um atraente mercado de pulgas.

Foto: Canal Leidsegracht

Foto: Canal Leidsegracht

Agora é preparar a pipoca e o roteiro da próxima viagem.
Até a próxima.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!