Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Os dez mercados mais interessantes do mundo

Marcio Moraes

21/08/2015 18h52

Caro amigo,

Acho que a melhor forma de conhecer um destino é mergulhando na sua cultura mais real, palpável. Por isso, meu camarada, um passeio pelo mercado público é o lugar perfeito não só para provar as iguarias locais da cidade, mas também para aprender sobre os costumes e hábitos de seu povo.

Reprodução

Reprodução

Convido você para conhecer os mercados que mais me impressionaram ao redor do mundo, seja pela variedade dos produtos, seja pela arquitetura do prédio, ou até pela maneira peculiar na qual os clientes barganham o preço dos produtos. Vamos lá?

Borough Market: Londres, Inglaterra

Reprodução

Reprodução

O mercado mais antigo de Londres encanta os visitantes há mais de 250 anos com uma fina seleção de produtos do Reino Unido. Durante a semana, o Borough Market vende em atacado, porém de quinta a sábado é possível comprar iguarias como queijo de avestruz e salsicha de javali. Uma dica: os jardins da Catedral de Southwark, ao lado do mercado, oferecem um belo espaço para um piquenique.

La Boqueria: Barcelona, Espanha

Reprodução

Primeiro mercado municipal da cidade, inaugurado em 1840, é também o mais cobiçado. O cenário colorido, vibrante e tentador apresenta uma infinidade de opções de grãos, frutas e produtos locais – como o famoso jamón, um presunto feito do pernil dos porcos ibéricos, uma espécie selvagem prima dos javalis. Foodies podem agendar uma aula de culinária dentro do próprio mercado.

Chandni Chowk: Old Delhi, Índia

Reprodução

É fácil se deixar levar pelo maior e mais frenético mercado ao ar livre do norte da Índia, com seus carros de boi e os sons ensurdecedores de comércio. Há uma variedade quase infinita de ervas e secas e frutas cristalizadas, enormes bacias de queijo fresco, pirâmides de manga e inúmeras variedades de leguminosas. Definitivamente, um lugar que exala todo o exotismo e a extravagância que tornam a Índia tão icônica.

Mercado Municipal: São Paulo, Brasil

Reprodução

A diversidade gastronômica da maior metrópole do Brasil é claramente representada ali, no Mercadão. Sob a luz filtrada pelos vitrais, há desde barracas de frutas e vegetais da Amazônia à de azeite e bacalhau portugueses. No mezanino, há um espaço onde são servidos os tradicionais sanduíches de mortadela, bolinhos de bacalhau e pastéis, entre outros quitutes. Isso sem falar na arquitetura do prédio, construído em 1933 e desenhado pelos mesmos arquitetos que idealizaram o Teatro Municipal e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Não esqueça de levar a máquina fotográfica!

Tsukiji Fish Market: Tóquio, Japão

Reprodução

Este impressionante e frenético complexo de armazéns é o centro mundial de comércio de frutos do mar: mais de 2.500 toneladas de cerca de 450 variedades de peixe e marisco são negociados por ali. Diariamente, às 5h30, você pode ver o espetáculo do leilão de atum, onde um peixe pode ir para US$ 200 por quilo. Não deixe de experimentar os sushis fresquíssimos oferecidos nas barracas do mercado.

Cours Saleya: Nice, França

Reprodução

O mercado à beira-mar mostra o melhor do sul da França, com produtos como o mel de lavanda, alcachofras e marzipan de frutas. Cours Saleya também apresenta uma variedade incrível de flores, que trazem beleza e aroma ao cenário. Alimentos delicados e um tanto exóticos, como testículos de cordeiros e orelhas de porco, têm espaço por ali, assim como ingredientes internacionais. Durante as noites de verão, o mercado vira uma grande praça de alimentação.

Grande Bazar: Istambul, Turquia

Reprodução

No Grande Bazar de Istambul, comida é apenas mais um detalhe. Um dos maiores e mais antigos mercado do mundo foi aberto em 1461 e é mundialmente conhecido por sua joalheria, cerâmica, especiarias e tapeçaria. São mais de 60 ruas cobertas e milhares de lojas que atraem entre 250 e 400 mil pessoas diariamente. Localizado no histórico bairro de Eminonu, o Grande Bazar não é apenas um mercado público, mas um dos principais pontos turísticos da capital turca.

Sydney Fish Market: Sydney, Austrália

Reprodução

O maior mercado de peixe no Hemisfério Sul comercializa espécies nacionais e internacionais e fica em segundo lugar em termos de variedade no mundo, depois de Tóquio. Os visitantes podem desfrutar de uma refeição no mercado, que oferece sashimi fresco, ostras e o famoso fish & chips, prato inglês absorvido pela cultura australiana. O mercado também é a casa da Escola de Frutos do Mar de Sydney, uma das maiores escolas de culinária da Austrália que trabalha para incentivar a população a comer mais frutos do mar.

Kowloon City Wet Market: Hong Kong

Reprodução

Em uma metrópole conhecida pela qualidade e quantidade dos seus mercados molhados, o Kowloon City se destaca. Turistas e moradores se encontram neste destino que reúne ingredientes da mais alta qualidade, como carnes frescas importadas, peixes vivos e pilhas de vegetais perfeitos. No próprio mercado, há uma praça de alimentação que serve petiscos e pratos cantoneses de dar água na boca.

Pike Place Market: Seattle, Estados Unidos

Reprodução

Um dos mercados mais famosos dos Estados Unidos foi inaugurado em 1907 e, desde então, não para de crescer. O Pike Place reúne de tudo: antiquários, bancas de flores, padarias e lojas de roupa e artesanato dividem espaço com frutas, legumes, ervas e temperos. O destaque fica por conta do mercado de peixe, que entretém turistas e locais com os famosos peixes voadores. E vale lembrar que, do outro lado da rua, fica a primeiríssima loja da Starbucks, que abriu as portas em 1977.

Bem, acho que a partir de agora você vai começar a incluir uma visita aos mercados públicos no seu roteiro de viagens, não é?

Abraço e até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!