Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A Cidade do Cabo reúne as melhores qualidades do continente africano

Marcio Moraes

30/09/2015 17h33

Caro amigo,

Para muitos, a África continua sendo um destino inóspito, selvagem e pobre. Embora este cenário seja realidade em alguns países, não podemos generalizar. E é por isso que quero contar para você um pouco sobre a Cidade do Cabo.

Divulgação

Foto: Cape Town Tourism

A "joia da África do Sul" é a cidade mais visitada do país africano e reúne, como nenhuma outra, o exotismo inerente ao continente e o cosmopolitismo típico de grandes destinos. Capital legislativa da África do Sul, Cape Town – ou Kaapstad, em africâner – conta com 3,7 milhões de habitantes (2012) em mais de dois mil quilômetros quadrados de área. O tamanho da cidade, porém, é inversamente proporcional aos prazeres que ela oferece. Praias, parques e trilhas são convites para passeios ao ar livre, enquanto museus, galerias, restaurantes e bares dão o ar urbano a um destino intrigante e inesquecível.

Foto: Bruce Sutherland

Foto: Bruce Sutherland

À primeira vista, a Table Mountain rouba os olhares e suspiros de quem chega a Cidade do Cabo. Um dos grandes símbolos da África do Sul, a montanha se eleva a mais de um quilômetro do nível do mar e forma um platô de três quilômetros de extensão. A formação rochosa em formato de mesa, como o nome já indica, é acompanhada de outros doze picos montanhosos, conhecidos pelos locais como os Doze Apóstolos. Difícil dizer qual vista é mais encantadora: de baixo ou de cima. Na dúvida, separe um tempo para admirar a cidade do alto. A subida, que pode ser feita a pé ou de bondinho, depende do ânimo e preparo físico de cada viajante.

Foto: Greg Beadle

De volta ao nível do mar, o coração turístico de Cape Town fica em Waterfront, zona portuária da cidade que foi totalmente revitalizada para agradar até aos visitantes mais exigentes. O burburinho fica por conta das lojas de grife do V&A Waterfront, espaço que reúne desde a automobilística Aston Martin até o acervo do designer de jóias sul-africano Alon Shina. Interessados em artigos locais também encontram ali uma vasta oferta. As opções gastronômicas do espaço incluem um mercado público, restaurantes sofisticados, como o Seelan Bar & Restaurant, e barracas que servem lanches rápidos – e gourmets. A região portuária é também ponto de saída para passeios de barco, incluindo o que leva os visitantes à Robben Island, ilha que funcionava como prisão e recebeu, por exemplo, o ativista e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Divulgação

Divulgação

Quando o assunto é vida praiana, a Cidade do Cabo revela todas as gamas da diversidade africana. Clifton e Camps Bay são as praias mais sofisticadas, onde casarões e bares pé na areia completam uma paisagem naturalmente belíssima. Surfistas encontram o point em Muizenberg e a famosa Boulders Beach é reduto da colônia de pinguins-africanos e que, por conta disso, tornou-se um dos pontos mais visitados da cidade. A costa de Cape Town é recheada por tubarões, portanto todo cuidado é pouco na hora de dar um refrescante mergulho. Quem ousar e quiser conhecer de perto as temerosas criaturas do oceano, porém, pode fazer o mergulho na gaiola e ter contato com os tubarões brancos.

Divulgação

Divulgação

O centro de Cape Town, chamado City Bowl, é outro ponto que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade. O bairro abriga diversas atrações turísticas, como o planetário e o parque Company´s Garden, criado em 1650. A Catedral de São Jorge e o Castelo da Boa Esperança, erguido no século XVII, ajudam a contar um pouco da história de lutas, conquistas e superações da África do Sul. A poucos quilômetros do centro, o bairro residencial de Bo-Kaap merece uma visita, por mais rápida que seja. As casinhas coloridas relembram a arquitetura típica do século XVIII, quando os muçulmanos se estabeleceram por ali. Aproveite para admirar a primeira mesquita da cidade, instalada em 1844.

Divulgação

Foto: Bruce Sutherland

Bem, espero ter desmistificado a ideia de que a África ainda é um destino restrito para os amantes de sáfari.

Até a próxima!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!