Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Europa: Cinco museus para viajar pelo passado

Marcio Moraes

02/10/2015 18h04

Caro amigo,

Sempre que viajo pela Europa, tenho a sensação de voltar aos meus tempos de estudante. Seja por meio da arte ou da história, o turista que chega ao Velho Continente tem uma oportunidade única de aproximação com o passado. Os museus espalhados pelos mais variados países são as escolas, e nós, alunos prestes a aprender com uma enorme diversidade cultural. Sugiro que você siga nessa viagem, pois separei uma lista com museus imperdíveis para colocar em seu roteiro. Vem comigo!

1. Alemanha: Ilha dos Museus

Divulgação

Divulgação

Localizada no centro de Berlim, na Alemanha, a Ilha dos Museus é um enorme complexo museológico formado por cinco opções para o turista. O mais procurado é Pergamon, que recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente, e apresenta uma mescla de obras islâmicas, orientais, gregas e romanas. O Museu Bode, por sua vez, conta com uma vasta coleção de arte bizantina, enquanto o Novo Museu abriga peças do Antigo Egito e Pré-História. Ainda fazem parte do conjunto a Antiga Galeria Nacional e o Antigo Museu.

2. Grécia: Museu da Acrópole

Minha segunda indicação pertence à cidade de Atenas e já passou por algumas reformas importantes desde sua construção, em 1874.  Fechado em 2007 e reaberto dois anos depois, o Museu da Acrópole apresenta uma instalação moderna, capaz de resistir inclusive a terremotos. Como o próprio nome sugere, ele possui uma coleção de achados arqueológicos da própria Acrópole, uma colina rochosa que comporta famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

3. Espanha: Museu de Arte Abstrata de Cuenca

DIvulgação

DIvulgação

A pequena província de Cuenca encanta os visitantes com minha terceira sugestão. O Museu de Arte Abstrata Espanhol é composto por casas suspensas em cima do rio Huécar, cujo aspecto e acervo trouxeram o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ele possui uma enorme quantidade de pinturas e esculturas de artistas espanhóis da década de 50 e 60.

4.Itália: Galleria degli Uffizi

Uma das maiores atrações turísticas de Florença conta com importantes peças de pintura renascentista do mundo, divididas em 45 salas. Cada espaço leva o nome de um grande artista, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. Para conhecer toda a galeria, é necessário um dia inteiro, muito bem gasto pelos admiradores da arte.

5. Áustria: Museu de História da Arte

Divulgação

Divulgação

Por fim, um dos mais antigos museus de História da Arte do mundo. Inaugurada em 1891, em Viena, a coleção reúne um acervo com antiguidade grega, romana, egípcia e arte barroca. Não deixe de visitar as atrações de um dos pilares culturais europeus e aproveite para se deliciar no belíssimo café do museu.

Quando programar a viagem para o Velho Continente, não esqueça de pensar em um passeio pela história!

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!