Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Explorar Belém é fazer uma viagem no tempo e na cultura amazônica

Marcio Moraes

16/11/2015 14h22

Caro amigo,

No Norte do País, coração do Pará, uma capital conserva a natureza em que foi construída e mantém um rico acervo de monumentos, que ajudam a contar sobre os anos dourados de nossa história. Belém é a cara do Brasil e, ao mesmo tempo, preserva uma identidade única, com seus aspectos religiosos, históricos e naturais.

Foto: Tássia Barros

Foto: Tássia Barros

A Cidade das Mangueiras é retrato de uma Belém emoldurada pelo verde – o apelido, aliás, veio de um projeto de arborização para cidades próximas à zona equatorial, em meados do século XIX. Enquanto o tempo passa para as mangueiras espalhadas pelas ruas, atrações sobrevivem aos séculos e, com tamanha importância, se tornaram principais pontos de encontro para celebrações paraenses. É o caso da Basílica de Nazaré, que carrega um enorme simbolismo para fiéis de todo o país.

Foto: Samdy Mendes

Foto: Samdy Mendes

Erguida em 1909, a basílica é uma das mais belas igrejas do Pará e a única da Amazônia reconhecida pela Igreja Católica. Diz a lenda que foi exatamente ali que a imagem da Virgem Maria foi encontrada por um pescador há mais de 200 anos, o que culminou no início da procissão do Círio de Nazaré. O evento em homenagem a mãe de Jesus, aliás, é um dos motivos para uma visita à capital, que costuma reunir cerca de dois milhões de romeiros todos os anos, sempre no segundo domingo de outubro.

Foto: Alessandra Serrão

Foto: Alessandra Serrão

A menos de dois quilômetros dali, o imaginário religioso paraense divide espaço com o retrato de uma época que apreciadores de história devem lembrar. O Ciclo da Borracha foi de extrema importância para o Brasil entre os séculos XIX e XX e trouxe uma grande quantia de recursos relacionados a extração de látex e exportação de borracha. A prova viva é o monumento construído em 1878, na Rua da Paz, cujo nome reflete no que sentimos assim que o adentramos. O Theatro da Paz é um oásis no meio da capital e uma das maiores casas de espetáculos da região Norte, com capacidade para 900 pessoas e imponentes camarotes, que obedeciam à hierarquia social da época. Vale checar a agenda para assistir a um espetáculo.

Foto: Thiago Araújo

Foto: Thiago Araújo

Seguindo caminho em direção à baía do Guajará, encontramos mais um cartão-postal de Belém. O Mercado Ver-o-Peso foi desenhado para a fiscalização e controle de produtos comercializados na cidade e hoje respira cultura paraense. O espaço se tornou um ponto turístico muito movimentado e possui centenas de barracas, cada qual com um produto que é a cara da cidade. Prepare-se para encontrar frutas, ervas medicinais e opções capazes de fazer você experimentar o melhor que o Pará pode oferecer.

Foto: Neldson Neves

Foto: Neldson Neves

Em meio às ruas agitadas que compõe o cenário urbano de Belém, um parque chama atenção por agregar a riqueza amazônica em plena cidade. Aos que valorizam a natureza, um passeio imperdível é o Parque Naturalístico Mangal das Garças. Criada em 2005, a área verde é resultado de uma enorme revitalização às margens do rio Guamá. Espere por lagos, aves, vegetação típica e belas vistas da cidade e do rio, que prometem fazer sua visita valer a pena.

Foto: Mira Jatene

Foto: Mira Jatene

Definitivamente, a Cidade das Mangueiras possui uma beleza única, que de tão singular, precisa entrar em seu roteiro de viagem.

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!