Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Inspire-se com a natureza indomável da Antártida

Marcio Moraes

08/02/2016 14h35

Caro

Por séculos, a beleza indomável da Antártida era restrita aos exploradores do calibre do irlandês Ernest Shackleton que, em 1914, sobreviveu ao naufrágio de seu navio Endurance e ainda salvou sua equipe, que resistiu, por um longo ano, na inóspita região. O Continente Branco é o mais frio, severo, selvagem e isolado paraíso ecológico do planeta Terra. São mais de 14 milhões de quilômetros quadrados de icebergs, vulcões e glaciares que formam uma paisagem monocromática, intimidadora e intensa.

Foto: Lindblad

Foto: Lindblad

Os poucos afortunados que têm a chance de ver de perto esse espetáculo da natureza só conseguem fazê-lo via expedição, com navios especiais que abrem o caminho no meio de blocos de gelo. O turismo austral, cuja temporada se estende de novembro ao final de fevereiro, é burocrático e custoso, mas a recompensa faz qualquer esforço valer a pena. Grande parte das expedições parte dos portos de Ushuaia, na Argentina, ou Punta Arenas, no Chile.

Foto: Lindblad

Foto: Lindblad

A viagem até a Península Antártida dura no mínimo 48 horas pela instável passagem de Drake. A sorte é que a maioria dos navios que oferecem esse roteiro possui boa infraestrutura de acomodação e gastronomia, bem como uma equipe bem preparada, e especialistas do ecossistema da região. Porém, não espere o conforto e luxo dos grandes cruzeiros europeus, afinal, essa não é a proposta da viagem.

Foto: Lindblad

Foto: Lindblad

Muitos roteiros incluem as ilhas Falkland (Malvinas) e Geórgia do Sul no itinerário. Ambas são repletas de animais, como pinguins, leões marinhos e albatrozes, e já preparam o viajante para a explosão natural da Antártida. Uma vez no continente, os deslocamentos são feitos a bordo de zodiacs, pequenos botes motorizados, e os passeios variam de acordo com o cruzeiro. Embora as caminhadas sejam apropriadas para qualquer viajante, a mistura de neve, água, vento e rocha é sempre desafiadora.

Foto: Lindblad

Foto: Lindblad

Os longos dias de verão na Antártida, ensolarados por cerca de vinte horas, são ideais para a observação da extensa fauna da região que, durante a estação, está em período reprodutivo. Viajantes têm contato com inúmeras espécies de pinguins – Rei, Imperador, de Magalhães, Adèle, Chinstraps, Macarroni e Gentoo —, centenas de leões-marinhos, focas, baleias e muitas aves aproveitando a deliciosa temperatura de – 12ºC.

Foto: Lindblad

Foto: Lindblad

Para completar o cenário, a magnitude dos icebergs, montanhas e lagos vulcânicos forma um pano de fundo que parece ser pintado a mão e revela como o ser humano é pequeno perto da infinita grandeza e beleza deste universo.

Grande abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!