Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça os melhores biergartens de Munique

Marcio Moraes

25/04/2016 14h21

No último sábado (23), a Alemanha esteve em festa. A comemoração dos 500 anos da Lei da Pureza para a produção de cerveja tomou conta dos chamados biergartensjardins ao ar livre para apreciar a bebida-símbolo do país. Até mesmo a chanceler Angela Merkel fez questão de celebrar o aniversário da diretriz sobre alimentos mais antiga do mundo.

Conhecida como Reinheitsgebot, a normativa regula a bebida pela excelência e qualidade dos ingredientes. No documento original, está determinado que apenas água, cevada e lúpulo devem estar em sua composição – o que gera certo desfavor para alguns mestres cervejeiros pela limitação na criação de novos sabores.

Ainda assim, as estatísticas comprovam que a Alemanha consegue inovar com poucos elementos. Em todo o país, mais de 1.350 cervejarias produzem algo em torno de 5.500 tipos diferentes de cerveja. A Baviera lidera o ranking de estados com mais de 600 em seu território – sobretudo em Munique, palco do Oktoberfest, maior festa cervejeira do mundo, que acontece entre 17 de setembro e 03 de outubro de 2016.

A capital da Baviera é norteada pela produção de cervejas, que moldam a cultura e lazer da cidade. Abaixo, confira os melhores biergartens que a terra da Oktoberfest tem a oferecer!

1. Augustiner Keller

Foto: Augustiner Keller

Foto: Augustiner Keller

O terceiro maior biergarten de Munique comporta mais de 7 mil pessoas. Criado em 1812, o Augustiner Keller preserva a tradição na produção da bebida – ainda armazenada em gigantes barris de madeira. Para chegar até ele, basta uma caminhada ao norte da linha ferroviária de Arnulfstrasse.

2. Paulaner am Nockherberg

Foto: Paulaner am Nockherberg

Foto: Paulaner am Nockherberg

Eleito seis vezes como o melhor biergarten pelos moradores, o Paulaner am Nockherberg possui um evento de grande porte. O Starkbierfest – festival de cerveja forte, na tradução literal – dura 17 dias e acontece anualmente entre fevereiro e março. A especialidade da casa é a Nockherberger, uma bebida que não é filtrada e possui uma aparência turva. O espaço está localizado a menos de 1 km da estação de metrô Kolumbusplatz.

3. Hacker – Pschorr Bräuhaus

Foto: Hacker – Pschorr Bräuhaus

Foto: Hacker – Pschorr Bräuhaus

Localizado na rua Theresienwiese, o Hacker – Pschorr Bräuhaus tem uma vista privilegiada para campo aberto em que acontece o Oktoberfest. Enquanto o biergarten conduz os visitantes para uma trilha verde e charmosa, o mestre cervejeiro local convida a todos para acompanhá-lo na produção da bebida no interior de um pub ao lado.

4. Chinesischer Turm

Divulgação

Divulgação

Dentro de um dos maiores parques urbanos da Europa – superior até mesmo que o Central Park, de Nova York – o Chinesischer Turm está apenas 3 km da Marienplatz, uma praça no centro de Munique. Localizado no Jardim Inglês, ele conta com uma enorme torre chinesa, onde músicos tocam quatro vezes por semana, às quartas, sextas, sábados e domingos.

5. Viktualienmarkt

Divulgação

Divulgação

Ainda que seja um mercado de alimentos, o Viktualienmarkt é um paraíso para os apaixonados por cerveja. É possível saborear a bebida com a facilidade de comprar quitutes como queijos e salsichas  nas barracas vizinhas. Está ao lado da Marienplatz e do mercado Eataly.

Forte abraço!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!