Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

De Oslo a Bergen pelos vilarejos às margens dos famosos fiordes

Marcio Moraes

29/04/2016 17h46

A Noruega ostenta o título de melhor país do mundo para se viver e também de ter algumas das paisagens mais deslumbrantes do planeta. É lar do sol da meia-noite, da aurora boreal, dos majestosos fiordes e de muitas outras maravilhas naturais. O mar está intimamente ligado à sua história, desde a era viking até a descoberta das reservas de petróleo. No último século soube aproveitar o dinheiro do mineral e saiu da lista dos mais pobres da Europa para conquistar o topo dos rankings globais de qualidade de vida. Com a ajuda da invejável cultura igualitária e de bem-estar social, lidera o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pelo 12º ano consecutivo.

Embarquei em um roteiro de Oslo a Bergen, as duas maiores cidades norueguesas, pelos vilarejos às margens dos fiordes, para conhecer a tão famosa paisagem e experimentar este estilo de vida tão desejado. Prepare-se! Palavras não bastam para descrever tamanha exuberância. Por mais que você se informe com fotos, vídeos e leituras sobre o lugar, ao vivo e em cores é emocionante e inesquecível.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Oslo – A porta de entrada

 A capital Oslo oferece um mergulho na história e atmosfera cosmopolita dos noruegueses. É a principal porta de entrada do país, famosa pelas montanhas e resorts de esqui. A cidade, com 40 ilhas, é um fiorde formado há 10 mil anos, na última Era Glacial, e está a 100 quilômetros do mar aberto. Por ser pequena, e o transporte público funcionar pontualmente, dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações turísticas.

Foto: VISITOSLO/Tord Baklund

Astrup Fearnley Museum of Modern Art – Foto: VISITOSLO/Tord Baklund

Mathallen Food Hall – Foto: VISITOSLO/Finn Ståle Felberg

Mathallen Food Hall – Foto: VISITOSLO/Finn Ståle Felberg

A cidade exibe um conjunto arquitetônico que integra o contemporâneo ao antigo de maneira bem sutil, além de muito verde e parques incríveis. Um deles é o Vigeland Sculpture Park, que revela de forma lúdica o ciclo da vida. São mais de 200 esculturas em bronze e granito feitas pelo artista norueguês Gustav Vigeland (1869-1943). O pintor Edvard Munch (1863-1944), com seu Munch Museum, também faz parte das atrações. O espaço reúne a maior coleção do mundo de pinturas do mestre do expressionismo, mas é no National Museum que fica o original do seu quadro mais famoso "O Grito", de 1893.

Vigeland Sculpture Park – Foto: Mariana Sampaio

Vigeland Sculpture Park – Foto: Mariana Sampaio

Vigeland Sculpture Park – Foto: Mariana Sampaio

Vigeland Sculpture Park – Foto: Mariana Sampaio

"O Grito", de Edvard Munch, no National Museum – Foto: Mariana Sampaio

"O Grito", de Edvard Munch, no National Museum – Foto: Mariana Sampaio

Outra obra de tirar o fôlego é a Opera House, às margens do porto, o principal marco arquitetônico da cidade. O pôr do sol visto do telhado do prédio todo em vidro e mármore branco é deslumbrante. E, sim, subir ao teto faz parte da experiência! Por falar em aventura, da era vinking mesmo sobraram poucas coisas. Um museu expõe três embarcações, com cerca de 1.200 anos e muito bem conservadas, e objetos que foram encontrados dentro delas. O Viking Ship Museum é uma aula de história e arqueologia desses guerreiros e suas expedições para além do continente.

Opera House - Foto: Mariana Sampaio

Opera House – Foto: Mariana Sampaio

Viking Ship Museum – Foto: VISITOSLO/Tord Baklund

Viking Ship Museum – Foto: VISITOSLO/Tord Baklund

Mas hoje é o esqui o esporte preferido dos noruegueses. Durante a temporada de neve passam o inverno desbravando suas montanhas. Além das pistas para todos os níveis, há uma famosa rampa de saltos chamada Holmenkollen Ski Jump. A arena já recebeu saltadores de esqui do mundo inteiro, além dos atletas do Campeonato Mundial e dos Jogos Olímpicos de Inverno. Não arrisquei nenhuma acrobacia por lá, afinal precisava garantir o restante da viagem.

Holmenkollen Ski Jump – Foto: VISITOSLO/Yuri Sali

Holmenkollen Ski Jump – Foto: VISITOSLO/Yuri Sali

No próximo post sobre a Noruega, conto sobre a nossa aventura nos fiordes. Não tenho dúvida que o destino entrará para sua lista de desejos!

*O Companhia de Viagem viajou a convite do Innovation Norway (escritório de turismo da Noruega).

Para saber mais: www.visitnorway.com.br e www.visitoslo.com

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!