Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

A rota dos fiordes noruegueses termina com o colorido de Bergen

Marcio Moraes

04/05/2016 15h06

Chegamos a Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, com 250 mil habitantes, e nosso último destino antes de retornar ao Brasil. Deparamos-nos com mais uma bela paisagem entre sete montanhas, dona do título de cidade mais chuvosa da Europa. As casinhas de madeira colorida na área portuária Bryggen são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Foi o que restou de um forte incêndio que devastou a cidade, em 1702. Hoje, elas abrigam uma série de lojas de suvenir e restaurantes de comidas típicas.

Foto: Visit Bergen

Foto: Visit Bergen

Foto: Visit Bergen

Foto: Visit Bergen

Foto Innovation Norway

Foto Innovation Norway

O passeio ao Monte Floyen oferece uma esplêndida vista da cidade e é acessível por um funicular todo envidraçado, que viaja 300 metros de altura em apenas seis minutos. Quem senta na frente tem a melhor vista. Dá para ver o mar, as casinhas, o porto e os fiordes. Um charme! Há também roteiros de turismo histórico, trilhas pelas montanhas, galerias de arte, muito grafite pelas ruas e gastronomia com excelentes opções, como os imperdíveis restaurantes Colonialen e Lysverket.

Foto: Mariana Sampaio

Foto: Mariana Sampaio

Foto: Mariana Sampaio

Foto: Mariana Sampaio

E por falar em gastronomia, não poderia deixar de comentar a excelência da culinária norueguesa. A alta qualidade dos frutos do mar, as carnes de caça e a popularidade dos alimentos orgânicos fizeram uma revolução nos pratos. Quem acha que só vai encontrar bacalhau está completamente enganado. Aliás, os melhores nem ficam por lá, são exportados para países como Portugal e Brasil.

E foi assim, com essas cênicas memórias, que nos despedimos dessa surpreendente viagem.

Curiosidade: Lar dos trolls

Essas criaturas originárias da mitologia escandinava que habitam áreas remotas na Noruega estão por todo lado e fazem parte da cultura do país. Segundo a lenda, eles podem viver até 12 mil anos e são capazes de mudar de forma e se tornar invisíveis. São tão amados pela população que aparecem em todos os lugares, de placas de sinalização a lojas de suvenir. É quase impossível não trazer um de recordação!

Foto: Mariana Sampaio

Foto: Mariana Sampaio

Preparando as malas:

Fuso horário: 5 horas a frente do horário de Brasília.

Visto: Os brasileiros não precisam de visto. Porém, além do passaporte válido por pelo menos seis meses, os países europeus exigem que passageiros do Brasil adquiram um seguro saúde de 30 mil euros para cobertura de eventuais despesas médicas e hospitalares, válido para o tempo da estadia no continente.

Moeda: Coroa Norueguesa (NOK).

Idioma: Norueguês, mas a grande maioria da população fala inglês.

Quando ir: Primavera e verão quando as temperaturas ficam mais agradáveis para nossos parâmetros.

Roupas: Confortáveis, sapatos para diversas superfícies e tipos de caminhada e óculos escuros. Muitos dos hotéis oferecem ótimas piscinas e spas, por isso inclua roupa de banho na mala. E, lembre-se, leve pouca bagagem. Na Noruega não existe carregadores de malas nos hotéis.

Guia em Oslo: Matias Balbo (guiadeturismonoruega@gmail.com). Fez toda a diferença!

Sugestão de hotéis:

Oslo – Thon Hotel Opera, First Hotel Grims Grenka e First Hotel Millenium

Geriranger – Hotel Union

Loen – Hotel Alexandra

Flåm – Fretheim Hotel

Voss – Historic Fleischer`s Hotel

Hardanger – Ullensvang Hotel

Bergen – Scandic Hotel Ørnen

Sugestão de bares e restaurantes:

Oslo – Louise Restaurant & Bar e Hitchhiker

Oldedalen (perto da geleira Briksdalen) – Aabrekk Gard

Flåm – Ægir Brewery

Steinstø – Steinstø Fruit Farm

Bergen – Colonialen e Lysverket

*O Companhia de Viagem viajou a convite do Innovation Norway (escritório de turismo da Noruega).

Para saber mais:

www.visitnorway.com.br e www.visitbergen.com

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!