Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Roteiro segue os passos da banda pop sueca ABBA

Marcio Moraes

16/05/2016 16h12

Quando Benny Andersson, Anni-Frid Frida, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog iniciaram um grupo musical, eles nem imaginavam que se tornariam um fenômeno da Era da Discoteca, no anos 70. Formado em 1972, o ABBA ganhou o mundo com faixas como Dancing Queen, I Have a Dream e Mamma Mia e, atualmente, possui até museu e restaurante temático. Com raízes em Estocolmo, capital da Suécia, o quarteto conquistou o público, colecionou prêmios, e se consagrou como a banda que mais vendeu discos na década de 1970. Apesar do término, em 1982, o legado do conjunto ainda é visto nos tempos atuais.

Foto: Pål-Allan

Foto: Pål-Allan

Das letras que trazem história às melodias pop do ABBA, surgiu um musical e, posteriormente, um filme. Em 1999, o Mamma Mia! encantou as plateias nos palcos londrinos com um enredo costurado pela britânica Catherine Johnson, que fazia alusão às líricas de Benny e Björn, integrantes do grupo. O sucesso do espetáculo foi tanto que atraiu, ao longo de sua existência, mais de 42 milhões de espectadores ao redor do mundo. E deu oportunidade para que o enredo deixasse o teatro para ganhar as telonas.

Divulgação

Divulgação

Assim, a Universal Pictures lançou, em 2008, o filme Mamma Mia!, com Meryl Streep, Pierce Brosnan e Amanda Seyfried. O êxito da produção reflete nos números: a obra, dirigida por Phyllida Lloyd, arrecadou cerca de U$600 milhões na bilheteria mundial. Durante a trama, a protagonista Donna (Meryl Streep) procura o verdadeiro pai de sua filha, Sophie (Amanda Seyfried) e possui três candidatos – e velhos amores: Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgard. A história se apoia nas belezas da Grécia, que possui um litoral com quase 16 mil quilômetros – clique aqui para saber mais das praias gregas. Apesar da ilha de Kalokairi, sugerida no filme, não existir, as gravações foram feitas nas belíssimas Skopelos e Skiathos, ambas no arquipélago de Espórades.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

E, para provar a imortalidade da banda pop, em janeiro desse ano o restaurante Mamma Mia! The Party abriu as portas na cidade-natal do grupo, com uma proposta que mistura cozinha mediterrânea e entretenimento. Inspirado no musical Mamma Mia!, o estabelecimento conta com apresentações noturnas de uma banda cover do ABBA e comporta 450 pessoas. O preço individual para participar da festa, com jantar incluído, é R$ 580,00. Ele está localizado no Tyrol, um enorme complexo de restaurantes próximo ao parque de diversão Gröna Lund, na zona central da capital sueca.

Foto: Mats Backer

Foto: Mats Backer

Foto: Mats Backer

Foto: Mats Backer

Com uma jornada que durou dez anos, o ABBA colecionou histórias. Muito além de filmes, musicais e restaurantes, o conjunto sueco precisava de um lugar para guardar todas as memórias. Desde 2013, o Museu do ABBA, em Estocolmo, se compromete a recordar os melhores momentos da banda com trajes, discos de ouro e itens originais dos integrantes. Sob a premissa de tornar o visitante o quinto membro do grupo, o espaço proporciona uma viagem no tempo com a reprodução perfeita do Pollar Studio, onde as canções que embalaram uma geração foram gravadas. Outras áreas incluem guias de áudio com depoimento de membros, roupas utilizadas em shows e uma réplica do helicóptero que ilustra a capa do disco Arrival, de 1976.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Preparado para um roteiro que segue os passos do fenômeno da Era da Discoteca?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!