Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Irmãs distantes: Lista de cidades homônimas inclui até Copacabana boliviana

Marcio Moraes

13/06/2016 16h04

Imagine que você tenha acabado de comprar uma passagem para a belíssima Granada, ao norte da Espanha. Embarca no avião com destino à Europa, mas descobre, no meio do voo, que está a caminho do Caribe. A confusão aconteceu com a britânica Lamenda Kingdon, em 2013, quando ela resolveu aproveitar as milhas do cartão de crédito para viajar. Aliás, o problema é mais comum do que pensamos e acontece graças às cidades homônimas, ou seja, aquelas que possuem o mesmo nome, embora sejam completamente diferentes.

 Nem mesmo o nosso país escapa das pegadinhas de municípios como Bom Jesus, que conta com cinco representantes no Brasil: três no Nordeste (PB, PI e RN) e dois no Sul (RS e SC). Nos Estados Unidos, a famosa Springfield, que remete ao seriado Simpsons, da FOX, também dá nome a outras 41 cidades.

Abaixo, listei outros destinos homônimos pelo mundo, que são completamente diferentes e confundem a nossa cabeça.

1. Granada, Espanha x Granada, Caribe

Foto: Granada, Espanha / Divulgação

Foto: Granada, Espanha / Divulgação

Comecemos pela cidade que introduziu esse post. A Granada espanhola é um museu a céu aberto, com herança dos mouros em fortalezas como Alhambra e o palácio Generalife. Bem diferente da xará europeia, a homônima caribenha é uma ilha de origem vulcânica próxima à Trinidad e Tobago, no Caribe, cuja produção de noz-moscada é uma das maiores do mundo.

Foto: Granada, Caribe / Divulgação

Foto: Granada, Caribe / Divulgação

2. La Paz, Bolívia x La Paz, México

Foto: La Paz, Bolívia / Divulgação

Foto: La Paz, Bolívia / Divulgação

De um lado, a altitude da cidade boliviana, que alcança 3.660 metros e propicia uma temperatura média de 8º C. Do outro, a versão mexicana de La Paz, que está de frente ao mar verde-esmeralda, no Estado da Baja California Sur. Por isso, enquanto a cidade mais populosa da Bolívia se rende a Cordilheiras dos Andes, com atrações como o teleférico e a estrada Yungas, a região do México atrai turistas pela praia Balandra e a ilha Espiritu Santo, com direito a mergulho com leões marinhos.

Foto: La Paz, México/ Divulgação

Foto: La Paz, México/ Divulgação

3. Waterloo, Bélgica x Waterloo, Canadá

Foto: Waterloo, Bélgica/ Divulgação

Foto: Waterloo, Bélgica/ Divulgação

Marcada pela Batalha de Waterloo, que contribuiu para o fim da Era Napoleônica, a cidade belga é um marco na história da Europa. Não à toa, os campos, que serviram de palco para as guerras, são peças-chave em um roteiro na região. Apesar de fundada em 1808, a homônima canadense faz referência ao conflito. Porém, a ascendência alemã de sua população torna a cidade, localizada na província de Ontário, sede de uma das maiores festas do Oktoberfest fora da Alemanha.

Foto: Waterloo, Canadá / Divulgação

Foto: Waterloo, Canadá / Divulgação

4. Copacabana, Bolívia x Copacabana, Rio de Janeiro

Foto: Copacabana, Bolívia/ Divulgação

Foto: Copacabana, Bolívia/ Divulgação

Por essa você não esperava, né? Quem diria que o bairro nobre da zona sul carioca também possui uma irmã tão bela na América do Sul. Na Bolívia, a Copacabana é a principal cidade do entorno do lago Titicaca. Pelo porto, muitos barcos saem em direção a Ilha do Sol, sagrada para os Incas, onde se encontravam os santuários da civilização local.

Foto: Copacabana, Brasil / Divulgação

Foto: Copacabana, Brasil / Divulgação

5. Memphis, Egito x Memphis, Estados Unidos

Foto: Memphis, Egito/ Divulgação

Foto: Memphis, Egito/ Divulgação

Quando pensamos em Memphis, logo associamos a palavra/cidade ao Rei do Rock, Elvis Presley. Afinal, a cidade mais populosa do Estado do Tennessee é um paraíso para apaixonados pelo rockabilly, com atrações como a Graceland, residência oficial do cantor, e o Sun Studio, local em que astros do gênero gravaram suas músicas. Na homônima egípcia, porém, os pontos turísticos nos levam às ruínas do Antigo Egito. A cidade fica ao sul de Cairo, capital do país.

Foto: Memphis, EUA/ Divulgação

Foto: Memphis, EUA/ Divulgação

6. São Petersburgo, Estados Unidos x São Petersburgo, Rússia

Foto: São Petersburgo, EUA / Divulgação

Foto: São Petersburgo, EUA / Divulgação

Uma é quente como o verão da Flórida; a outra, fria, com temperatura média de 5° C. Localizada no oeste do Sunshine State, a São Petersburgo norte-americana está a cerca de 50 km de distância do Bush Gardens, parque temático em Tampa, e proporciona um turismo cultural com museus como o Museu Dalí, com mais de dois mil trabalhos do pintor catalão. A xará russa é a segunda maior do país e também possui ótimas atrações, sendo o Palácio de Inverno, o museu Hermitage e a catedral do Sangue Derramado as principais.

Foto: São Petersburgo, Rússia / Divulgação

Foto: São Petersburgo, Rússia / Divulgação

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!