Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Destinos selvagens: conheça ilhas e praias tomadas por animais

Marcio Moraes

06/07/2016 09h32

Você é amante dos animais a ponto de desejar estar em um lugar cheio deles? Então seu desejo pode se tornar realidade. Fiz uma seleção de praias e ilhas com animais para todos os gostos, desde os mais fofos aos exóticos e peçonhentos – para evitar.

1. Praia dos Porcos (Bahamas)

Foto: Wander More

Foto: Wander More

Nem os porcos resistem às águas transparentes das Bahamas! O motivo dos porquinhos terem chegado a Big Major Cay é um mistério. Dizem que navegadores os deixaram ali para, na volta, abatê-los e com eles preparar um banquete. Supostamente, esses viajantes nunca voltaram. E os porquinhos, então, se adaptaram, se reproduziram e também aprenderam a nadar. Provavelmente porque, quando um barco chega perto da ilha, os porcos nadam até ele em busca de comida.

Foto: Wander More

Foto: Wander More

2. Praia dos Macacos (Tailândia)

Foto: Abby Elaina Hall

Foto: Abby Elaina Hall

Na famosa ilha Koh Phi Phi, na Tailândia, há uma praia totalmente dominada por macacos. Muitos turistas viajam até lá de barco ou caiaque exclusivamente para ver os bichinhos, e eles estão por toda parte. Além de pegar banana da mão dos visitantes, os animais arteiros ainda tentam roubar as pessoas desatentas, então fique esperto!

Foto: Sarah Leighton

Foto: Sarah Leighton

3. Boulders Beach (África do Sul): a praia dos pinguins

Foto: Conor Lee

Foto: Conor Lee

Em Simon's Town, pertinho de Cape Town, na África do Sul, há uma praia tomada por pinguins! A água do mar da Boulders Beach é tão gelada que só os mais de 2 mil bichinhos conseguem se arriscar em um mergulho. Como os pinguins africanos estão em extinção, o lugar virou uma reserva ambiental. Entre fevereiro e agosto, época de reprodução, os turistas têm chance de ver filhotinhos.

Foto: Matt Gini

Foto: Matt Gini

4. Aoshima (Japão): a ilha dos gatos

Foto: Nitronat

Foto: Nitronat

A pequena ilha de Aoshima, no Japão, é lotada de gatos e tem pouquíssimos moradores. Segundo a revista norte-americana The Week, na ilha vivem 22 habitantes e mais de 120 felinos. O mais interessante é que 80% da população local têm mais de 65 anos de idade. Os gatinhos estão sempre à espera de serem alimentados por pescadores, moradores e turistas.

Foto: Noriaki Maeda

Foto: Noriaki Maeda

5. Hout Bay (África do Sul): a ilha das focas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aqui no Brasil, é difícil vermos uma foca de perto. Mas nas Ilhas Duiker, perto da Cidade do Cabo, cerca de 64 mil tomam conta do espaço de 7315 metros quadrados. É proibido visitar a ilha para proteger os animais, mas os turistas podem admirá-la em passeios de barco. Durante o inverno, tubarões frequentam a região para caçar e podem ser vistos ao pular fora d'água para abocanhar foquinhas.

Foto: Wayne Horsley

Foto: Wayne Horsley

6. Ilha da Queimada Grande (Brasil): a ilha das cobras venenosas

Foto: Manuel Moraes Jr

Foto: Manuel Moraes Jr

Não é à toa que a Ilha da Queimada Grande, perto de Itanhaém, em São Paulo, é chamada de Ilha do Medo. Ela é o maior serpentário natural do mundo e, também por não ter fontes de água potável, são raras as pessoas que se arriscam a visitar o local, povoado por milhares de jararacas-ilhoa. O reduto já foi ligado ao continente no passado, mas, com a elevação do nível dos oceanos na última glaciação da Terra, as cobras ficaram ilhadas. Sem mamíferos para caçar, elas tiveram que se adaptar e viver em cima das árvores à espera de pássaros que sobrevoem o local.

Foto: Prefeitura Municipal de Itanhaem

Foto: Prefeitura Municipal de Itanhaem

7. Okunoshima (Japão): a ilha dos coelhos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma ilha lotada de coelhos. Por essa você não esperava, certo? A ilha Okunoshima, no Japão, serviu como base militar durante a Segunda Guerra Mundial. Lá eram fabricados gases letais e, ao fim da grande guerra, foi abandonado. Mas os coelhos da região, que aparentemente serviam de cobaias da fábrica, ficaram para trás. Os animaizinhos se reproduziram e povoaram toda a ilha. Hoje, centenas de coelhos são visitados e alimentados por mais de 100.000 turistas por ano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!