Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Para além das Olimpíadas: o desenvolvimento do transporte público do Rio

Marcio Moraes

22/07/2016 09h54

Com uma paisagem que, em 2012, se tornou Patrimônio Mundial da Unesco, a Cidade Maravilhosa vai muito além da beleza de seus cartões-postais. Enquanto o Cristo Redentor recebe os visitantes de braços abertos para um passeio tradicional, novas atrações garantem que o Rio continue surpreendendo a cada nova visita.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma ótima novidade é o desenvolvimento do transporte público, que agora tem metrô, VLT (Veículo Leve sobre Trilho) e BRT (Transporte Rápido por Ônibus), com integração tarifária. A recém-construída Linha 4 do Metrô liga a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, ao bairro de Ipanema, na zona sul, em apenas 13 minutos. São 16 quilômetros de extensão que facilitam a vida de mais de 300 mil pessoas por dia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante os jogos, os passageiros com o bilhete de transporte olímpico – que custa R$ 25 por dia – têm prioridade e acesso a todos os meios de locomoção. Além disso, a cidade carioca tem a maior malha cicloviária da América Latina. O trecho recém-inaugurado, Tim Maia, que liga os bairros de Leblon e São Conrado pela avenida Niemeyer, vem se somar aos 435 quilômetros de vias para ciclistas no Rio. Assim o famoso trânsito carioca não vai ser um problema nem para os torcedores, nem para os turistas.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!