Para além das Olimpíadas: o desenvolvimento do transporte público do Rio
Com uma paisagem que, em 2012, se tornou Patrimônio Mundial da Unesco, a Cidade Maravilhosa vai muito além da beleza de seus cartões-postais. Enquanto o Cristo Redentor recebe os visitantes de braços abertos para um passeio tradicional, novas atrações garantem que o Rio continue surpreendendo a cada nova visita.
Uma ótima novidade é o desenvolvimento do transporte público, que agora tem metrô, VLT (Veículo Leve sobre Trilho) e BRT (Transporte Rápido por Ônibus), com integração tarifária. A recém-construída Linha 4 do Metrô liga a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, ao bairro de Ipanema, na zona sul, em apenas 13 minutos. São 16 quilômetros de extensão que facilitam a vida de mais de 300 mil pessoas por dia.
Durante os jogos, os passageiros com o bilhete de transporte olímpico – que custa R$ 25 por dia – têm prioridade e acesso a todos os meios de locomoção. Além disso, a cidade carioca tem a maior malha cicloviária da América Latina. O trecho recém-inaugurado, Tim Maia, que liga os bairros de Leblon e São Conrado pela avenida Niemeyer, vem se somar aos 435 quilômetros de vias para ciclistas no Rio. Assim o famoso trânsito carioca não vai ser um problema nem para os torcedores, nem para os turistas.
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