Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça restaurantes estrelados do Rio de Janeiro

Marcio Moraes

29/07/2016 09h57

Se alguns dos restaurantes mais cobiçados do Rio não são propriamente novos, a elevação do status deles é. A edição brasileira do Guia Michelin, referência mundial na classificação de restaurantes, consagrou seis estabelecimentos cariocas com suas estrelas. O destaque à alta gastronomia coloca a cidade na rota dos foodies e abre um novo leque de possibilidades para o turismo carioca.

Quer conhecer os restaurantes do Rio que conseguiram conquistar uma estrela?

1. Roberta Sudbrack – Jardim Botânico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os premiados está o restaurante da chef Roberta Sudbrack, que revela a face contemporânea da cozinha brasileira com ingredientes locais que misturam texturas e sabores. O restaurante que carrega o nome da chef fica no segundo andar do casarão no Jardim Botânico e, além de surpreender os paladares, permite a contemplação de um destino carioca para lá de especial.

2. Olympe – Lagoa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na categoria de cozinha internacional, há o Olympe, comandado pelo chef-celebridade Claude Troisgros. O restaurante francês inova ao adaptar pratos tradicionais com ingredientes brasileiros, como batata baroa, mandioca, maracujá e açaí.

3. Mee – Copacabana

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O restaurante Mee, no tradicionalíssimo Belmond Copacabana Palace, é o único representante da gastronomia asiática da lista! Os pratos recomendados pelo Guia Michelin são a salada tailandesa picante com tangerina e o sushi de ovo de codorna com trufas. O espaço também oferece mais de 25 variedades de saquês.

4. Lasai – Botafogo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cozinha contemporânea ganha representatividade com o Lasai, do chef carioca Rafael Costa e Silva. Duas opções de menu degustação – entre R$ 245 e R$ 295 por pessoa – são combinadas a um serviço impecável para oferecer aos visitantes uma experiência quase transcendental.

5. Oro – Leblon

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comandado pelo premiado Felipe Bronze, o Oro leva a cozinha contemporânea a um patamar de experimentação encontrado em poucos lugares. O chef propõe uma experiência divertida e saborosa, cujo ápice envolve coco e nitrogênio líquido. Se a curiosidade bateu, vale a pena investir no menu degustação de quatro ou nove etapas.

6. Eleven Rio – Lagoa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mais novo estrelado, Eleven Rio, é chefiado pelo espanhol Joachim Koerper. Se somarmos todas estrelas de seis restaurantes pelos quais ele passou, o total é 14! Seus cardápios sempre mudam de acordo com a época e a estação do ano, pois a prioridade é utilizar produtos frescos e de ótima qualidade. O restaurante tem bastante influência portuguesa, já que o primeiro Eleven fica em Lisboa.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!