Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça Porto Alegre em apenas 24 horas

Marcio Moraes

01/08/2016 14h46

Vai para Porto Alegre, mas só vai ter um dia para explorar a cidade? Calma, vou te ajudar com algumas ideias de roteiro. Depois de tomar um belo café da manhã, que tal começar visitando o Estádio Beira-Rio, um dos destaques da Copa do Mundo de 2014? O mais legal é que grande parte da construção do espaço foi com a ajuda dos torcedores do Internacional, que doaram os materiais e trabalharam voluntariamente. Em uma visita guiada, é possível conhecer até mesmo o vestiário.

Foto: Filipe Castilhos

Foto: Filipe Castilhos

Para o almoço, se quiser se jogar no churrasco gaúcho, uma boa pedida é a Churrascaria Na Brasa, onde o ótimo rodízio tem carnes nobres como o carré de cordeiro. Se quiser algo diferente, o Atelier das Massas se destaca por ter várias opções de massas artesanais e ser também uma galeria de arte. Em suas paredes, quadros de diversos artistas locais ficam expostos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

À tarde, vá conhecer os pontos turísticos imperdíveis do centro da cidade. A Casa de Cultura Mario Quintana não pode ficar de fora do passeio. O prédio histórico costumava ser um hotel onde o escritor viveu por 15 anos. Hoje em dia o complexo cultural abriga museus e bibliotecas. A Catedral Metropolitana, de 1794, chama a atenção pela arquitetura renascentista, com inspirações romanas, estrutura que demorou quase 200 anos para ser concluída.

Foto: Ana Paula Hirama

Foto: Ana Paula Hirama

O Mercado Público Central é um complexo incrível que, além de ser Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre e estar de pé há quase 150 anos, abriga 110 estabelecimentos, de restaurantes a barbearias ou lojas de artigos para animais.

Foto: Wikimapa

Foto: Wikimapa

No final da tarde, vá à Praça da Alfândega, uma das mais tradicionais no centro da cidade, onde fica o Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), com as principais exposições de arte em Porto Alegre. De lá vale a pena passear até o Lago Guaíba e, em suas margens do lago, visitar a Usina do Gasômetro, um centro cultural funcionando na usina de carvão mineral desativada. Veja a programação com antecedência para não perder eventos ou exposições interessantes. Ah, e este é um dos melhores pontos da cidade para assistir o pôr-do-sol, então aproveite! Se quiser, dá pra fazer passeios de barco no lago. Não precisa de reservas, mas para isso chegue mais cedo, já que o último horário é às 18h.

Divulgação

Divulgação

Para fechar o dia, aposte no restaurante Hashi Art Cuisine, liderado por Carlos Kristensen, considerado Chef Revelação (2008) e Chef do Ano (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) pela Veja Porto Alegre, que também elegeu o restaurante como o melhor da cidade. O empreendimento propõe uma gastronomia diferenciada ao misturar ingredientes típicos brasileiros, franceses e asiáticos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se quiser adentrar a noite em uma balada, o Club688, pertinho do Lago Guaíba, funciona de quinta a sábado. Além de diferentes estilos musicais, você pode aproveitar o espaço de três andares e seu terraço. No bairro Moinhos de Vento há diversos bares movimentados como o Nossa Senhora do Ó, com cerca de 60 rótulos de cerveja no cardápio. O Lagom Brewpub Moinhos também faz sucesso com sua temática Viking.

Divulgação

Divulgação

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!