Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

O que fazer em um dia no Rio de Janeiro?

Marcio Moraes

08/08/2016 16h11

As Olimpíadas estão aí e o Rio de Janeiro está mais movimentado do que nunca! Com os eventos e agendas apertadas, nem sempre sobra tempo para conhecer a cidade, certo? Então vou ajudá-lo a ver o melhor da Cidade Maravilhosa em apenas 24 horas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se você ainda não conhece o Rio muito bem, comece com o pé direito e tome um belo café da manhã na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana. Mesmo sem a construção histórica e glamourosa da cafeteria do centro, a filial compensa com a vista para a praia e o Pão de Açúcar, além de ser um ótimo ponto de largada. De lá, basta sair passeando pelo calçadão de Copacabana e, se quiser, dá para completar com um mergulho no mar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vá para o Pão de Açúcar, suba de bondinho e aproveite a vista da cidade. Depois disso, conheça o cartão postal mais famoso, o Cristo Redentor. Mas tenha paciência, porque a fila pode demorar bastante.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se tiver tempo, passeie pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Com seu formato parecido com um coração, o espaço é utilizado para a prática de esportes aquáticos. Depois, assista ao pôr do sol da Pedra do Arpoador, a vista é de tirar o fôlego! Para a noite, aposte na vida noturna da orla carioca repleta de barzinhos, quiosques, teatros e cinemas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agora, se você quiser conhecer outro lado do Rio de Janeiro, além das praias e do Cristo Redentor, explore o centro histórico da cidade. Para o café da manhã, a Cofeitaria Colombo original é o lugar ideal. A construção é um Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1893 e carrega três séculos de história.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo ponto do roteiro, o Paço da Praça XV é onde Dom Pedro I fez seu anúncio no Dia do Fico e também onde Princesa Isabel assinou a Lei Áurea para libertar os escravos. Hoje no espaço funciona um centro cultural com mostras de arte, lojas e biblioteca. Vale a pena conferir o acervo, e a entrada é franca. O Teatro Municipal é parada obrigatória e tem visita guiada de terça a sexta às 11h. Mas precisa agendar com antecedência e por telefone.

Foto: Tatiana Machado

Foto: Tatiana Machado

E que tal conhecer uma biblioteca com mais de 400 mil obras? O Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837, é liberado para visitação e fotos e tem o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal. Só não pode fazer muito barulho para não atrapalhar os leitores. Para completar o roteiro cultural, conheça o Museu Nacional de Belas Artes. Abre todos os dias, tem entrada grátis aos domingos e conta a história do Brasil através de suas obras. Não deixe de passar pela Igreja de São Francisco da Penitência, toda revestida de folhas de ouro.

Foto: Rosino

Foto: Rosino

A noite fica por conta da Lapa. A região boêmia é animada todos os dias da semana. As avenidas Mem de Sá e Gomes Freire são algumas das mais movimentadas. Lá as pessoas se divertem em bares ou nas ruas, onde curtem apresentações artísticas e musicais e tomam cerveja nas calçadas madrugada adentro.

Foto: Fabiano Caruso

Foto: Fabiano Caruso

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!