Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

5 atrações de turismo de natureza no Rio de Janeiro

Marcio Moraes

12/08/2016 10h40

Cartão-postal e cidade mais visitada do Brasil, o Rio de Janeiro é um grande exemplo da nossa diversidade ambiental. Ele abriga muitas – e tão diversas! – belezas naturais em só 0,01% do total do território do Brasil. Frente a isso, só nos resta relaxar e aproveitar tudo que ele tem a oferecer.

1.  Praias

Praia- Rio Janeiro

Foto: Divulgação

Tudo começa com o mar. A faixa litorânea carioca tem opções para todos os gostos – da calmaria do Arpoador, na zona sul, à adrenalina da Prainha, reserva biológica e um dos melhores points de surfe do País. E, por falar em agito, o clima esquenta em Ipanema, mais precisamente no Posto 9, onde corpos bronzeados e olhares intencionais dão o tom da vida praiana carioca.

As praias selvagens, acessíveis por trilha ou barco, também têm espaço na Cidade Maravilhosa. Menos conhecidas que as clássicas Copacabana e Leblon, as faixas de areia da zona oeste carioca são alternativa ao tumulto, principalmente na alta temporada. Fuja para as praias dos Búzios, do Perigoso, do Meio ou Funda e perceba que não é necessário ir tão longe para se sentir em total sintonia com a natureza.

2. Parque Nacional da Tijuca

Pedra da Gávea

Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro é tão especial que guarda um tesouro incrustado no coração da cidade: o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. A Floresta da Tijuca pode ser visitada por diferentes caminhos. Várias trilhas, com graus de dificuldade graduais, ligam mirantes e cascatas. O passeio chega a seu ápice no Pico da Tijuca, que oferece uma vista incrível do alto de seus 1.022 metros de altitude. A Pedra da Gávea também é bem interessante e chega a ter 842 metros de altura.

3. Jardim Botânico

Jardim botânico do Rio de Janeiro

Foto: Cyro Silva

Quando o assunto é diversidade natural, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um must-do. Charmosa, a área verde de 54 hectares é casa de mais de 6 mil espécies botânicas, brasileiras e estrangeiras, algumas até ameaçadas de extinção. Além disso, o espaço, que serve também como instituto de pesquisas, tem a maior biblioteca do País especializada no assunto, com mais de 32 mil livros.

4. Parque do Flamengo

Parque do flamengo

Foto: Til Pestana

Em terras cariocas, vale a pena conhecer também o Parque do Flamengo, que integra o centro à zona sul do Rio de Janeiro e exibe um jardim com plantas nativas, projetado pelo ícone do paisagismo brasileiro, Burle Marx.

5. Parque Nacional do Itatiaia

Parque do Itatiaia

Foto: Divulgação

Nos arredores da cidade fluminense, a natureza mostra sua força em Itatiaia, primeira cidade a receber um parque nacional brasileiro. Com uma extensão da Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia atrai montanhistas de todo o País.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!