Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Hostel-prisão e balada nos trilhos: veja outras reformas inusitadas

Marcio Moraes

15/08/2016 15h19

Já ouviu falar em retrofit? A prática consiste em reformar um espaço para torná-lo algo completamente diferente, mantendo as formas ou características originais. O legal é que várias construções abandonadas ganham vida com as transformações e se tornam muito mais interessantes por terem sido reinventadas. Já pensou que legal levar seus filhos para brincar em um antigo avião? Ou se hospedar em um castelo de verdade?

Confira seis destinos incríveis e veja como as histórias só os tornam ainda mais charmosos!

1- Forte virou hotel de luxo (Solent, Reino Unido)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Forte de Spitbank, em Solent, servia como proteção à costa sul do Reino Unido no século 19, mas foi abandonado em 1963. O espaço passou por uma reforma e, em 2009, foi lançado um hotel de luxo com nove suítes, piscina, bar, spa e sala de recreação. O estilo vitoriano, as paredes com 4,5 metros de espessura e o nome do lugar permaneceram os mesmos. Entre as atividades do Solent Fort há pesca, spa, jogo de tiro a laser em um labirinto e caça tesouro para todas as idades.

2- Fábrica virou parque de diversões (Saint Louis, Estados Unidos)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Saint Louis, cidadezinha de Missouri, uma fábrica abandonada foi adaptada para se tornar o City Museum, uma mistura de parque infantil e exposição arquitetônica de objetos ressignificados. Os 20 artesãos comandados pelo escultor Bob Cassilly transformaram pontes, chaminés, guindastes, ônibus escolares e até aviões abandonados em brinquedos e obras de arte surrealistas. O destino, aberto desde 1997, é uma ótima opção para passeios em família. Dá até para passar a noite lá, nas chamadas SumblerCity overnights. Crianças e adultos podem acampar no espaço, participar de atividades noturnas, com acesso ao parque todo, e curtir um buffet de pizzas e de café da manhã no dia seguinte.

3- Prisão virou hostel (Liubliana, Eslovênia)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esta prisão militar ficou aberta entre 1882 e 1991 em Liubliana, na Eslovênia. A prefeitura planejava demolir o edifício quando diversos artistas do mundo todo se juntaram com o propósito de renová-lo. Eles lutaram e ocuparam a construção, resistindo à falta de energia e água provocada pelas autoridades, até conseguirem os documentos necessários para criar o Hostel Celica. A obra foi concluída em 2003 e, ao todo, mais de 80 artistas transformaram e decoraram 20 celas. E as áreas comuns foram transformadas em uma galeria de arte.

4- Trilhos de trem viram balada (Mooca, São Paulo)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os trilhos e vagões abandonados na Mooca, em São Paulo, deram espaço a um empreendimento surpreendente, um espaço cultural cheio de eventos. Chamado Nos Trilhos, o lugar bomba com baladas, feirinhas, shows e festas específicas — até arraiais. Para chegar nas festas é preciso embarcar em uma Maria Fumaça de 1922 na histórica Rua Visconde de Parnaíba. O mais legal é que parte da renda arrecadada é destinada a preservar e melhorar as linhas ferroviárias paulistanas.

5- Alojamento para soldados virou spa (Califórnia, Estados Unidos)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A construção onde fica o Fairmont Sonoma Mission Inn & Spa, na Califórnia, foi um alojamento para soldados e marinheiros durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, o espaço foi desocupado e deu lugar a um hotel. Mais tarde, em 1981, o empreendimento de Sonoma ganhou um spa de 3.700 metros quadrados e até hoje atrai turistas de todos os lugares do mundo. Além de ser famoso pelo restaurante Santé, com uma estrela do Guia Michelin, e por seu enorme campo de golf, há uma fonte de água termal natural com propriedades medicinais. Que tal mergulhar em uma piscina sulfurosa?

6- Castelo virou hotel (Lisboa, Portugal)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma hospedagem com gostinho de conto de fadas. No espaço onde se situa o Castelo Belmonte, em Lisboa, havia três torres muito antigas — não se sabe ao certo quando foram edificadas. Em 1420, elas foram transformadas em casa e, em 1640, uma nova reforma foi feita e a construção se tornou um castelo, reconhecido como Monumento Nacional em 1910. Após uma longa restauração de 6 anos, o luxuoso hotel Palácio Belmonte foi lançado em 2000, com belos jardins, fontes romanas e uma biblioteca incrível. O toque especial fica por conta de uma piscina de mármore preto. Para completar o clima clássico, as suítes ganharam nomes de grandes portugueses, como o navegador Fernão de Magalhães e os escritores Gil Vicente, Alberto Caeiro e Ricardo Reis — os dois últimos são heterônimos de Fernando Pessoa.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!