Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Os principais destinos para apreciadores de rum

Marcio Moraes

22/08/2016 15h52

"Isso não é um sonho. Se fosse, haveria rum"– a frase de Jack Sparrow, protagonista da série cinematográfica Piratas do Caribe, evidencia a paixão dos corsários pelo néctar alcoólico feito da cana-de-açúcar. De fato, o rum é a bebida preferida dos marujos desde o século XVII, principalmente pela coragem que traz junto com seu alto teor de álcool. Mas, será que o drinque agrada apenas os piratas?

Embora antigo, o rum continua agradando os paladares. Segundo a Associação de Destilarias do Kentucky, desde 2010, o consumo da bebida cresceu 35% e a produção aumentou tanto que os barris de carvalho estão até em falta!

Preparei uma lista com os países que devem estar na mira daqueles que querem provar os melhores runs do mundo!

1- Barbados

Foto: Drew Stephens

Foto: Drew Stephens

O lugar onde, teoricamente, foi produzido o primeiro rum do mundo merece destaque nessa lista! Em toda a ilha caribenha, você encontra passeios totalmente dedicados a bebida. São quatro destilarias e três fábricas que oferecem visitação. Aberta desde 1703, Mount Gay, em Bridgetown, é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

2- Índia

Foto: George Koshy

Foto: George Koshy

Apesar de não ser muito reconhecida por seu rum, a Índia é o país que mais consome o drinque no mundo! A marca local mais famosa por lá é a Old Monk, que lidera o mercado há anos com suas bebidas envelhecidas por, no mínimo, oito anos. A paixão é tão grande que os soldados do exército indiano recebem rum como parte do salário!

3- Filipinas

Foto: Fabian Schmidt

Foto: Fabian Schmidt

Ao pensar em rum, você também se lembra dos lugares tropicais que eram visitados por piratas, não é? Logo, o cenário tropical filipino combina perfeitamente com a bebida! Hoje, algumas marcas locais de rum entram nas listas de mais vendidas do mundo, como a Don Papa.

4- Haiti

Foto; Steve Bennett

Foto; Steve Bennett

O rum haitiano ganha destaque no mercado por sua técnica de produção diferenciada. Além de ser feito a partir do caldo da cana-de-açúcar, as indústrias locais ainda seguem um processo de produção similar ao do conhaque, que é destilado duas vezes. O favorito dos consumidores é o Rhum Barbancourt.

5- Cuba

Foto: Andrea Donato

Foto: Andrea Donato

O rum cubano é um clássico! Com sua produção legalizada desde 1539, as marcas naturais de Cuba já se espalharam pelo mundo. O Havana Club, por exemplo, é um dos mais procurados! A bebida é tão popular por lá que derivou outros drinques famosos, como o Cuba Libre, que leva rum, Coca-Cola e limão, e o Mojito, feito de rum branco, limão, hortelã e água com gás.

6- Guiana

Foto: Steve Bennett

Foto: Steve Bennett

O segredo do rum produzido na Guiana, na verdade, está em uma marca específica. O El Dorado foi considerado por quatro anos seguidos o melhor rum do mundo pela International Wine and Spirit Competition! Os amantes da bebida não podem deixar de saboreá-lo para tirar a prova dos nove. Na capital do país, Georgetown, você ainda pode visitar a Destilaria Demerara, onde o famoso rum é fabricado.

7- Jamaica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O rum jamaicano é famoso por ter um gosto mais forte e um alto teor de álcool, mas vai além disso. Por lá, há uma variedade gigante de rum em todas as cores e para todos os gostos. A bebida é tão tradicional que faz parte da cultural local, sendo utilizada em rituais para espantar espíritos indesejados ou como remédio para gripe.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!