Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça o alegre feriado do Dia dos Mortos no México

Marcio Moraes

28/10/2016 08h00

No dia 2 de novembro, comemoramos aqui no Brasil o Dia de Finados, e muitas pessoas como eu aproveitam esse feriado para viajar. No México, a data é comemorada do dia 31 de outubro a 2 de novembro. Os mexicanos gostam de reunir amigos e família para lembrar com carinho de seus antepassados e amigos falecidos. O feriado de Finados no México foi um dos feriados mais animados da minha vida!!

14875208_1052178264880659_1939873453_n

Foto: www.visitmexico.com

O motivo das festas é a crença dos mexicanos em que uma vez por ano os mortos recebem uma permissão celestial para visitar entes queridos, então por estarem todos juntos mais uma vez, eles precisam comemorar. O primeiro dia é considerado das crianças, chamado de Dia dos Santos Inocentes, então é o dia que os familiares recebem a visita das crianças já falecidas. Os outros dois são dos adultos, seguindo a tradição.

caveira-dia dos mortos-mexico

Foto:www.visitmexico.com

É tradicional no Dia dos Mortos o pão de morto que é um pão adocicado polvilhado com açúcar e desenhado com uma imagem de caveira, as velas, caveiras de açúcar, doces de abóbora, frutas, água, mescal ou tequila e um prato com sal. Declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2003, essa festa é realmente bem divertida e animada!

alta- caveira- dia dos mortos - mexico

Foto: www.visitmexico.com

Nesses dias há também concursos culturais como desenhos, fotografias e até uma competição gastronômica do melhor pão de morto e concursos de fantasias para eleger a melhor fantasia de "La Catrina" que é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da festa do Dia dos Mortos.

altar - dia dos mortos -mexico

Foto: viviendoenelmexicomagico

Os mexicanos usam para homenagear os mortos um altar colorido com velas, bebidas e comidas. Eles usam também os quatro elementos da natureza. O vento é representado pela decoração com papéis e simbolizam a passagem dos mortos pelo local. A água é colocada em um recipiente para que as almas possam matar sua sede após o caminho até o altar. As frutas representam a terra, e são deixadas no altar para saciar a fome das almas com o aroma. O fogo é representado pelas velas, cada uma que é acendida representa uma alma.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!