Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça incríveis histórias de volta ao mundo no mar

Marcio Moraes

30/11/2016 08h02

Os enjoados que se cuidem, porque hoje vou falar de viagem de barco. Eu amo viajar, fazer cruzeiros e acompanhando notícias sobre a competição de volta ao mundo em veleiros, a Vendée Globe Race, tive a ideia de trazer algumas histórias que eu ouvi ao passar dos anos de pessoas e famílias que amam tanto o mar, a ponto de passar semanas e meses viajando em barcos e veleiros e gostaria de compartilhar com vocês. Quem sabe este post não faça surgir o seu lado aventureiro. São histórias que eu ouvi ao passar dos anos e que quero compartilhar com vocês.

Jéssica Watson

A jovem australiana Jessica Watson, de 23 anos, aos 16 deu uma volta ao mundo em seu veleiro cor de rosa. A garota que aprendeu a velejar com 8 anos, veio de uma família de velejadores e planejou a viagem por 3 anos.
Jéssica saiu de Sidney em direção ao oceano Pacífico. Seu percurso não foi fácil, teve que enfrentar 4 tempestades inesperadas, e em uma delas foi arremessada para o mar por uma onda. Depois de passar 7 meses em alto mar, a garota retornou para a Austrália e sua aventura rendeu muitos acessos para o seu blog e um livro de sua autoria.

230511_10150254936449924_8303453_n

1622753_10152347818444924_1288441271_n

Laura Dekker

A holandesa Laura Dekker que partiu aos 14 anos bateu o recorde de mais nova navegante a dar uma volta ao mundo, ao desembarcar 1 mês antes de completar 17 anos. Laura nasceu em um barco e, aos seis anos, já velejava. Aos 13 navegou sozinha da Holanda até a Inglaterra, e depois aumentou seu objetivo: queria conquistar o mundo.
Mas o processo não foi fácil, desde o início do planejamento, as autoridades sociais da Holanda tentaram impedir a viagem, alegando que ela não seria capaz de se cuidar no mar e enfrentaria muitos perigos. Depois de muita luta, Laura conseguiu embarcar na sua aventura. A holandesa partiu de Gibraltar, na Inglaterra e finalizou a viagem na ilha de Saint Maarten, território autônomo que faz parte das Antilhas Holandesas, no Caribe. A adolescente bateu o recorde que antes era da australiana Jessica Watson.

Foto: Marco De Swart/ANP/AFP

Foto: Marco De Swart/ANP/AFP

Família Portela

Ricardo Portela, sua esposa Cláudia, os filhos Lygia, Giovanna e Ricardinho e o cãozinho Dudu, da raça yorkshire, saíram no dia 12 de dezembro de 2005 para a maior aventura de suas vidas, fazer a volta ao mundo velejando, que durou 3 anos. A família, que morava em Curitiba (PR), saiu de Paranaguá-RS no Veleiro Bravo, subiram a costa brasileira até a costa norte americana, e de lá foram para o continente australiano. Depois seguiram em direção à costa africana, passando pela Indonésia, Cingapura, Malásia, Sri Lanka. Seguindo o roteiro, passaram pela Europa, na Itália, na França, em Portugal. Enfim, nesses 3 anos de viagem além de fazer muitos amigos a família ainda teve a oportunidade de conhecer os 3 oceanos e mais de 56 países. Em 2012 Claudia lançou um livro chamado "Bravo – três anos, três oceanos" contando as aventuras da família. Fiquei muito triste de descobrir que logo quando retornaram ao Brasil, o fiel e corajoso cãozinho Dudu, veio a falecer, após proteger suas donas do ataque de um cão maior, mas ele aproveitou muito enquanto viajava pelo mundo, coisa para poucos cachorrinhos.

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Fonte: www.veleirobravo.com.br

Amir Klink

Um dos velejadores mais conhecidos no Brasil, a paixão de Amyr Klink pelo mar começou bem cedo em Parati, RJ. Filho de pai libanês e mãe sueca, foi o primeiro e único velejador a atravessar o Atlântico Sul (de Luderitz, na Namíbia até Salvador, na Bahia), remando, sozinho e com 29 anos na época. A expedição durou 100 dias e serviu de inspiração para escrever seu primeiro livro, "100 dias entre Céu e Mar". A partir daí, Klink saiu em muitas outras expedições, entre elas 15 só para a Antártica, sozinho, e também com sua família, a esposa Marina Bandeira e as filhas, Tamara e Laura, gêmeas de 1997 e Marina Helena de 2000. Construiu os barcos IAT (que o acompanhou em 1984), Paratii e Paratii 2.

Fonte: www.amyrklink.com.br

Fonte: www.amyrklink.com.br

Fonte: www.amyrklink.com.br

Fonte: www.amyrklink.com.br

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!