Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

As Diferentes Ceias de Natal pelo mundo - parte 1

Marcio Moraes

19/12/2016 08h00

O Natal chegando e a gente já começa a imaginar a ceia da véspera com muita comida, o peru assado, salpicão, panettone, rabanada… Nossa, é tanta coisa boa! Mas estive pensando como é a ceia em outros países, e descobri algumas coisas legais que nem cabem em um post só, vou começar com os mais diferentes.

Family toasting at Christmas

 

RÚSSIA

A Rússia segue a Igreja Russa Ortodoxa então eles comemoram o natal no dia 7 de janeiro. Na ceia não é comum terem bolos e tortas, pasteis de carne, grãos, frutas e um mingau chamado "kutya" feito de trigo ou arroz e servido com mel, frutas e amêndoas.

Holy_Eve_cooking._Kutia

 

DINAMARCA

Os dinamarqueses tem costume de comer arroz doce no Natal durante a ceia.

ThinkstockPhotos-489477944

AUSTRÁLIA

Assim como no Brasil, a Austrália comemora o Natal durante o Verão e a ceia normalmente é um churrasco de cernes em geral, frango e camarão, ou um picnic na praia. Para sobremesa, sorbet (afinal, está calor) e o pudim de ameixa flambada.

Grilled Prawns

Refreshing cold dessert

 

ALEMANHA

Os germânicos amam carne, por isso a ceia é farta em carne de porco, ganso assado, javali, chouriço, veado, salsichas entre outras, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e picles. Para a sobremesa, o tradicional bolo Stollen, de massa densa e frutas frescas, como o nosso panettone combinado com o glühwein, um vinho quente.

Stollen.Traditional German Christmas cake

Mulled wine on german christkindl markt

 

GROELÂNDIA

A ceia da Groelândia é composta de pele e gordura de baleia, o Mattak, e tradicionalmente o Kiviak, um pássaro conhecido como "Pequeno Auks". Eles são parecidos com pinguins e sua preparação leva meses, pois ele é enterrado e envolto em pele de foca até decompor.

Mattak

Mattak

 

NORUEGA

A Noruega possui vários costumes durante o natal de acordo com a região. Nos fiordes e no oeste do país, o consumo de peixes, em especial o bacalhau é maior nessa época do ano. No leste o mais comum é o Ribbe, uma carne de porco acompanhada de batatas e chucrute. O Pinnekjøtt também é tradição, são costelas de cordeiro seca ou defumada. No interior do país, eles consomem mais carne de porco e linguiças especiais.

PINNEKJØTT

Pinnekjøtt

Traditional Norwegian christmas dinner.

Ribbe

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!