Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

As Diferentes Ceias de Natal pelo mundo - parte 2

Marcio Moraes

21/12/2016 08h00

FRANÇA

Os franceses são bem tradicionais na ceia de natal e dividem as refeições muito bem. Começam com um aperitivo, em seguida a entrada mais famosa, o foi gras servido com cebola em geleia, salmão defumado, lagosta… Em seguida vem a refeição quente que pode ser o peru, ou um peixe, depois muitas variedades de queijo. Eles gostam da mesa farta! Por fim, a hora da sobremesa, e é claro que a "bûche de Noel" não poderia faltar, é um bolo em forma de tronco de madeira com frutas. Na região de Provença eles têm a tradição das 13 sobremesas de Natal, simbolizando Jesus e os 12 apóstolos.

Traditional Christmas Buche de Noel cake

ITÁLIA

Se a comida italiana já é boa, imagina a ceia de natal. São sete pratos no total acompanhando muito vinho tinto. Os pratos são a entrada, uma massa, duas saladas, um peixe (normalmente o bacalhau), e duas sobremesas. Claro que panettone e queijos não podem faltar, isso se você aguentar.

Christmas table, festive food still life, romantic cheese and wine set up, Xmas party at home

Christmas table, festive food still life, romantic cheese and wine set up, Xmas party at home

PORTUGAL

Bacalhau e batatas, isso faz a ceia de natal tradicional para os portugueses. Um prato muito especial do nosso natal veio de Portugal, a rabanada, que também é muito comum lá.

French toasts

ESPANHA

A véspera é chamada pelos espanhóis de "Nochebuena" e eles comem o tradicional peru e peixe assado, muitas amêndoas e torrone, um doce típico feito há muitos séculos lá. No dia 6 de janeiro eles costumam comer a Rosca dos Reis Magos, que é quando trocam presentes. Para sobremesa, o tronco de Natal, feito com manteiga de avelã, mascarpone amareto e açúcar.

Turron, mantecados and polvorones, typical spanish christmas sweets

Turron, mantecados and polvorones, typical spanish christmas sweets

MÉXICO

A ceia mexicana também conta com o famoso bacalhau em um prato chamado Bacalao a la Vizcaína (peixe seco com molho biscainho) e as tamales, uma massa de milho recheada com carne de porco e embalada igual a nossa pamonha.

Rice dumpling

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!