Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça Galiza, a região do fim do mundo!

Marcio Moraes

26/12/2016 08h00

Conhecida pelos romanos como a região do fim do mundo, a Galiza é uma comunidade autônoma da Espanha. Com 1,2 milhões de habitantes, a região é cheia de florestas densas com rica fauna e flora. Suas cidades são conectadas entre si e todas têm muitas histórias interessantes para contar, por isso, fiz um roteiro para você que pretende conhecer Galiza.

Santiago de Compostela

Não precisa ser peregrino para sentir a espiritualidade de Santiago de Compostela, cidade que surgiu a partir do descobrimento do túmulo do apóstolo Santiago no século XI.  Cada lado do templo da cidade marca um período e estilo arquitetônico. Na entrada da Praça da Alameda de Santiago de Compostela, há as estátuas de Coralia e Maruxa, as duas Marias, que vagavam pela cidade por anos após a guerra civil espanhola.

Santiago de Compostela. Plaza del Obradoiro - Espectáculo de luz y sonido de los Fuegos del Apóstol en torno a la fachada de la Catedral

Santiago de Compostela, Galiza

 

Pontevedra

A cidade de Pontevedra está rodeada de lendas de heróis de Troia e celtas. Nos edifícios da Avenida Santa Maria podemos sentir o passado nobre da cidade na sua arquitetura. Quando estiver na Praça Alonso de Fonseca visite a Basílica de Santa Maria, ela foi construída no século XVI e seu estilo arquitetônico vai desde o gótico isabelino ao manuelino português. O Museu Provincial conta com uma coleção de arqueologia, objetos medievais e arte galega contemporânea.

Pazo de Lourizán, Pontevedra

Pazo de Lourizán, Pontevedra

 

Ourense

Diz a lenda que as águas termais de Ourense podem ter sido desfrutadas por ninfas. Em Las Burgas, a água chega alcançar uma temperatura de mais de  60 graus. Na sua visita pela cidade, você precisa passar pela catedral, o Museu Arqueológico, o complexo cultural São Francisco, as fontes de Burgas e a velha ponte romana. Nas margens do rio, na zona do Centro Comercial Ponte Vella, está a original ponte do milênio que foi inaugurada na virada deste século, é encantadora, vale a pena visitar.

 Ourense

Ourense

 

Lugo 

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Lugo nasceu a partir de uma muralha romana de mais de 2 quilômetros que data do século III e que ainda se conserva intacta. A catedral Santa Maria, os arcos do século XVI e a capela da Virgem não pode deixar de visitar, são pontos turísticos de cair o queixo.  Lugo também traz deliciosas possibilidades gastronômicas. As tapas fazem parte da vida cotidiana da cidade. Não é à toa que há uma expressão "coma Lugo".

Catedral, Lugo

Catedral, Lugo

 

 Corunha

Dizem que o mito grego Hércules fez um de seus lendários trabalhos na região onde fica Corunha. Na cidade, vale a pena fazer um passeio no mar, de lá você pode ver a Torre de Hércules, também considerada patrimônio da humanidade. Se você gosta de esporte, lá tem o time Deportivo de la Coruña que jogadores como o Bebeto e Rivaldo jogaram.

Torre de Hercules, Corunha

Torre de Hercules, Corunha

 

Fisterra e a Costa da Morte

Em Fisterra, na bela Costa da morte, temos a impressão que o mar vai terminar depois do horizonte. Muitos peregrinos terminam o caminho de Santiago e vão ao local para queimar suas botas. A região entre Malpica e o Cabo Fisterra, tem o apelido de Costa da Morte porque já teve mais de cem naufrágios. Mas, quem gosta de dirigir vai ter uma estrada ótima pela frente e uma paisagem paradisíaca.

Costa da Morte Foto: acantilado-barbate

Costa da Morte Foto: acantilado-barbate

Vigo 

Para Vigo, minha dica é que você viaje no verão, assim da pra curtir as praias paradisíacas que a cidade oferece.  As ilhas Cíes tem um parque nacional cheio de gaivotas, as ilhas de Monteagudo e de Faro são unidas por um dique, e na praia de Ladeira está a monumental Villa de Baiona, que recebeu a caravela Pinta de Cristóvão Colombo. Ótima cidade para encerrar o passeio.

Lugo

Vigo

 

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!