Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Eleito melhor destino europeu de 2017, Porto é puro charme

Marcio Moraes

17/02/2017 08h00

Foto: Renata Canivezo

Foto: Renata Canivezo

Porto, em Portugal, é encantador! Não é para menos que foi eleito o melhor destino europeu de 2017 na última sexta-feira (10/02). A eleição foi feita online pela European Best Destination. A cidade que deu nome ao país tem desbancado a capital Lisboa e se tornado uma das favoritas dos viajantes. Como amante desta região, vim contar os três programas que mais me fascinam.

Passeio pela Ribeira

O Rio Douro e a Ponte D. Luís I são, definitivamente, o cartão postal do Porto. No verão, a Ribeira (região colada ao rio, onde ficam os barcos) fica lotada de turistas ansiosos. O local abriga diversos restaurantes e bares aconchegantes, além de feirantes de rua com as típicas lembrancinhas. A semelhança na arquitetura da famosa ponte com a Torre Eiffel, em Paris, França, não é mera coincidência, já que a construção foi projetada por Teófilo Seyrig, aluno de Gustave Eiffel.

Com passagem de carros na área de baixo da ponte, a parte de cima serve de caminho para o metrô da cidade. Pedestres podem caminhar tanto por cima, quanto por baixo. Depois de atravessa-la, chega-se no município Vila Nova de Gaia, onde há a opção de andar de teleférico.

Foto: Renata Canivezo

Livraria do Harry Potter

A livraria Lello, situada no centro, existe desde 1906 e é uma das mais bonitas do mundo. O antigo estabelecimento, porém, tem uma ligação com a saga de fantasia Harry Potter. Isso, porque a autora J. K. Rowling passou muito tempo no local escrevendo os livros na década de 1990, enquanto morava na cidade!

Além de se inspirar pela beleza da livraria, a escritora se baseou nos trajes dos estudantes da Universidade do Porto para imaginar os uniformes de Hogwarts. Por tradição, os alunos veteranos da instituição usam uma capa preta muito parecida com a dos bruxos.

Foto: Renata Canivezo

Foto: Renata Canivezo

Torre dos Clérigos e Jardim da Cordoaria

A Torre dos Clérigos é parada obrigatória. Os 225 degraus assustam, mas prometo que vale a pena! Ao chegar no topo dos 75 metros, a vista de 360° compensa o esforço e o suor (ainda mais se você for no verão). A dica é ir um pouco antes de escurecer para assistir ao pôr do sol lá de cima.

Após o passeio, aproveite para descansar no Jardim da Cordoaria, que está bem próximo à torre. Os portuenses têm o costume de ir em dias bonitos com a família ou amigos para apenas relaxar. Em algumas vezes, o jardim é fechado para eventos públicos ou privados.

Foto: Renata Canivezo

Há muitos outros passeios que adoro nesta cidade que é puro charme, como os Jardins do Palácio de Cristal, a Estação São Bento e a Rotunda da Boa Vista… Mas se falasse de todos, a página não acabaria, não é? Se for visitar o Porto, não esqueça de ir nestes pontos belíssimos!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!