Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Roteiro religioso: 5 lugares sagrados pelo mundo

Marcio Moraes

14/04/2017 08h00

Todos já sabem que religião não se discute! Independentemente da opção de cada um, conhecer como elas surgiram amplia nossa visão e nos ajuda a respeitá-las. Ao redor do mundo, há lugares que foram palco da história, do cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo, islamismo… Por isso, trouxe aqui cinco destinos considerados sagrados por milhões de pessoas.

Jerusalém, Israel

Jerusalém não somente faz parte da trajetória do judaísmo, como também do cristianismo e do islamismo. A região é cenário de grande parte da Bíblia judaico-cristã. A capital israelita é uma das cidades mais antigas do mundo e sofre com conflitos religiosos há séculos. Cercada por muralhas, a Cidade de Davi (rei de Israel até o séc. 8 a.C.) é um dos passeios inesquecíveis.

Roma, Itália

O Vaticano, sede da Igreja Católica, está dentro de Roma. Isso torna a capital italiana um destino muito procurado não só por católicos, mas por qualquer pessoa que aprecie história e arquitetura. O Tratado de Latrão criou essa cidade-Estado em 1929. No local onde reside o Papa Francisco é possível vê-lo de graça, na Audiência Papal.

Varanasi, Índia

Varanasi, que significa "Porta do Céu", assim como Jerusalém, é uma das cidades mais antigas ainda existentes. A região é considerada a mais sagrada do hinduísmo, pois de acordo com a lenda foi fundada pelo deus Shiva há milhares de anos. Um dos principais rios do país, o Ganges atrai hinduístas que creem na mágica do local e realizam ali seus rituais, como a deposição das cinzas da cremação nas águas desse rio.

Meca, Arábia Saudita

É em Meca, na Arábia Saudita, que está enterrado o líder religioso Maomé (571 d.C. a 632 d.C.). Na cidade está localizado o santuário de Ka'bah, construído milênios antes de Cristo. Para os adeptos dessa religião, é obrigatória uma visita ao lugar pelo menos uma vez na vida.

Aparecida, Brasil

Claro que o Brasil tem que marcar presença também, né? Localizada no interior de São Paulo, Aparecida atrai diversos visitantes principalmente em outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida. A cidade é querida pelos católicos por sua famosa história dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba, em 1717. Além de ver a imagem, os turistas visitam a Basílica Nova de Aparecida e a Basílica Velha.

E você, já foi para algum desses lugares sagrados da lista? Ou até outro que não citei acima? Conta aí nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!