Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Dia Mundial do Livro: conheça as livrarias mais lindas do mundo

Marcio Moraes

21/04/2017 08h00

Você sabia que este domingo, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro? Para promover o hábito da leitura, a data comemorativa foi oficializada pela UNESCO em 1995. A organização escolheu esse dia por coincidir com a morte de escritores como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. Então, além de lembrar a importância da leitura, a data celebra também a vida de grandes artistas.

Para entrarmos no clima, escolhi cinco livrarias que considero as mais lindas do mundo. Veja abaixo quais são e conte nos comentários se concorda com a lista!

Shakespeare and Company – Paris, França

Da famosa Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, se vê a Shakepeare and Company. A loja foi fundada por George Whitman em 1951. Sua criação foi um tributo à livraria de mesmo nome que, nos anos 1920, era frequentada por artistas como Ezra Pound, Ernest Hemingway e James Joyce. O local já foi cenário de filmes como "Meia Noite em Paris" (2011) e "Antes do Pôr do Sol" (2004).

Foto: Reprodução/Facebook

 

Libreria Acqua Alta – Veneza, Itália

Você já imaginou uma livraria aquática? Pois isso existe em Veneza, na Itália. A Libreria Acqua Alta tem seus livros distribuídos em banheiros, barcos e gôndolas. Essa ideia surgiu como solução para a "Acqua Alta", como são chamadas as inundações causadas pela maré alta em algumas épocas do ano. Apesar de o motivo ser um problema sério para a cidade, os italianos ganharam um lugar lindo e único!

Foto: Divulgação/Venezia.net

El Ateneo Grand Splendid – Buenos Aires, Argentina

Se você pretende fazer uma viagem a Buenos Aires, na Argentina, não pode deixar de visitar a El Ateneo Grand Splendid. Em 2008, ela foi classificada como a segunda livraria mais bonita do mundo pelo jornal inglês The Guardian. Seu espaço, onde costumava ser um teatro, deixou de ser palco de espetáculos para abrigar mais de 100 mil livros.

Foto: Roger Schultz

Lello – Porto, Portugal

No começo deste ano, a Lello apareceu por aqui quando falei um pouco sobre a beleza do Porto, em Portugal, que foi eleito o destino europeu de 2017. Um dos pontos turísticos da cidade, a livraria existe desde 1906. Os fãs de Harry Potter, com certeza, já ouviram falar. Isso, porque a autora J. K. Rowling frequentava o lugar para escrever os livros da saga. Dá para perceber que a Lello é inspiradora mesmo, né?

Foto: Renata Canivezo

Livraria da Vila – São Paulo, Brasil

Claro que o Brasil não poderia faltar, não é? A Livraria da Vila tem lojas espalhas por São Paulo, Curitiba e Paraná. Apesar de estarem em localizações diferentes, todas seguem um estilo próprio e aconchegante. Os livros, dispostos nas prateleiras de forma descontraída, nos lembram os antigos sebos.

Foto: Leonardo Finotti/Livraria da Vila

Ficou a fim de conhecer essas lojas maravilhosas? E que tal começar pelo Brasil?

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!