Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Visite o Japão que está dentro de São Paulo

Marcio Moraes

12/05/2017 08h00

Quem teve o prazer de conhecer o Japão sabe como o lugar é maravilhoso e repleto de cultura. O país do sushi, das cerejeiras e do sumô está na Ásia, bem longe de nós geograficamente, mas isso não significa que é impossível conhece-lo dentro do Brasil. Isso, porque a imigração japonesa, que começou em 1908, deixou seus descendentes e sua influência por vários cantos brasileiros, inclusive em São Paulo. Aos que também admiram os costumes nipônicos, escolhi cinco desses lugares na capital paulista que te ajudam a explorá-los.

Foto: Gabriel Inamine

Japan House

Inaugurada em 6 de maio, a Japan House está localizada na Avenida Paulista, 52, próximo à estação de metrô Brigadeiro. Além da capital paulista, a JH está presente em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra. O local propõe o intercambio entre o Japão e o resto do mundo por meio de shows, workshops, artes tradicionais, gastronomia e tecnologia. Com entrada gratuita, o centro cultural permanece aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Foto: Divulgação

Pavilhão Japonês

O Pavilhão Japonês foi um presente do governo japonês à cidade de São Paulo pelos seus 400 anos, em 1954. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, na Zona Sul, o lugar foi inspirado no Palácio Katsura, em Quioto. Além de um jardim com plantas e árvores ornamentais, o pavilhão também abriga exposições de cerâmicas e outros objetos oriundos da cultura. O ingresso inteiro custa R$ 10, e o funcionamento acontece na quarta, sábado, domingo e feriado, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Reprodução/Parque Ibirapuera

Museu da Imigração Japonesa

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil pode ser visitado na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade. Parte da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO), o museu possui um acervo de mais de 97.000 itens que pertenceram aos imigrantes, como documentos, quimonos, utensílios domésticos… Aberto de terça a domingo, das 13h30 às 17h, o museu cobra R$ 10 pela entrada.

Foto: Divulgação/Bunkyo

Ruas do bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade, que fica no centro paulistano, é uma das regiões mais conhecidas por quem se identifica com a cultura nipônica. Por isso, é justamente lá que o Museu da Imigração Japonesa se encontra. Além de ter características típicas, como os famosos postes de luz suzuranto, o bairro conta com diversas lojas e restaurantes que envolvem este tema. Não foram só os japoneses que se instalaram no local, mas também imigrantes de outras nacionalidades, como chineses e coreanos.

Foto: alffoto/iStock

Lojas Daiso

A rede japonesa Daiso é o paraíso para os amantes de objetos japoneses e outras quinquilharias. Com sete unidades na capital paulista, a marca vem conquistando os brasileiros com a diversidade de produtos típicos do Oriente. Itens de papelaria, utensílios para casa e para trabalho vêm em embalagens em japonês para dar a sensação de uma loja do Japão.

Foto: Divulgação/Daiso

Bônus: 11º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa

Nos dias 20 e 28 de maio, acontece a 11º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa. Organizado pelo Bunkyo, o evento promove atividades que envolvem a cultura Nikkei, como a cerimônia do chá, dança folclórica, horóscopo oriental, mangá e origami. A festa acontece tanto no Pavilhão Japonês, quanto na sede do Bunkyo.

Foto: Gabriel Inamine

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!