Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Espaço pessoal e público

Marcio Moraes

16/05/2017 13h25

A linha entre a esfera individual e coletiva tem se tornado cada vez mais tênue, mas a busca por uma harmonia na convivência social continua

Foto: Divulgação

Em um cotidiano em que, cada vez mais, se questiona qual o limite entre liberdade de expressão e desrespeito, é difícil conseguir expor uma opinião, ou até mesmo tomar uma atitude, sem ter medo de ser julgado.

Foto: iStock

Pelo mundo, já se veem mudanças na forma pela qual as pessoas se colocam. De questões que dividem a população, como intolerância religiosa, igualdade de gênero e homofobia, até temas mais presentes na nossa rotina, como dressing code em escolas e ambientes corporativos e o hábito de fumar em locais públicos. O importante, hoje em dia, é se expressar, mas sempre de forma respeitosa.

Foto: iStock

Nos Estados Unidos, por exemplo, alunos estão lutando cada vez mais para que as escolas sejam menos rigorosas em relação a códigos de vestimenta. Aqui no Brasil, já se vê colégios autorizando o uso de roupas independente de gênero. Garotos podem ir de saia, enquanto garotas podem vestir bermudas tipicamente masculinas. Usa-se o que se sente mais confortável.

Foto: Divulgação

Outra questão interessante é em relação aos fumantes. Embora cada vez mais condenados pela população não adepta ao tabagismo, eles hoje já são quase um bilhão no mundo. Um estudo da Universidade de Washington revelou o crescimento de 34% nas últimas três décadas. Ignorá-los não é apenas um equívoco do ponto de vista comercial, como também social.

Foto: iStock

No lounge da companhia área Emirates do aeroporto de Dubai, há um espaço exclusivo para fumantes, onde é autorizado o consumo de alimentos. Dessa forma, as pessoas que fumam têm acesso aos mesmos confortos que o restante dos passageiros, podendo ainda degustar de um bom cigarro ou charuto sem serem julgados.

Foto: Divulgação / Emirates

Os parques da Disney são outro caso de tolerância a este hábito. Localizada em Orlando, nos Estados Unidos, a zona de diversões possui áreas designadas aos visitantes que queiram fumar. Espalhados, esses locais permitem que todos continuem a brincadeira, sem ser preciso se separar durante o dia.

Foto: iStock

Em outras viagens, encontrar acomodações que possuam alternativas de lazer a fumantes pode ser um desafio, já que muitas instalações criam espaços de fumo cada vez mais isolados e de difícil acesso. Nesse caso, sites como o Airbnb, que colocam turistas em contato com pessoas dispostas a alugar casas ou quartos, podem ser uma opção viável. Ao terem alternativas de alojamentos que aceitam o cigarro, os tabagistas têm a chance de escolher hospedagens com comodidade e privacidade.

Foto: iStock

No entanto, empresas parecem estar, cada vez mais, se adaptando a uma comunidade plural. No setor hoteleiro, já existem redes criando departamentos e altos cargos voltados diretamente à diversidade. O grupo Marriott, por exemplo, estabeleceu recentemente a posição de Vice-Presidente de Diversidade. Tudo isso para criar zonas em que tanto os seus funcionários, quanto os seus visitantes, possam se sentir seguros.

Em meio a todas essas polêmicas, fica ainda mais raro encontrar empresas que tenham um ponto de vista claro e aberto em relação a esses temas. No mercado há mais de 100 anos, a Souza Cruz luta por uma sociedade mais democrática a ideologias divergentes. Seja criando programas sociais e sem fins lucrativos com o Instituto Souza Cruz, ou até mesmo promovendo palestras e debates. A empresa tem em sua missão a busca constante pela diversidade, atuando sempre com responsabilidade e transparência.

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!