Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Placas tectônicas, peixes-palhaço e tubarões: descubra como explorar o mundo por baixo d’água

Marcio Moraes

02/06/2017 08h00

Você pode conhecer os cantos do mundo de várias formas diferentes, certo? Uma delas é explorando os maravilhosos oceanos do nosso planeta, ou seja, mergulhando! Além de lindos pontos de mergulho aqui no Brasil, há outras paisagens marinas espalhadas por aí prontas para serem desfrutadas. Eu mesmo amei poder conhecer o planeta através das diferentes belezas marítimas. Para te ajudar nessa missão, separei um local de cada continente onde vale a pena dar um bom mergulho.

EUROPA
Silfra, Islândia

Dentro do Parque Nacional Þingvellir, na Islândia, está Silfra, uma fenda marítima entre duas importantes placas tectônicas. Apesar das temperaturas que chegam a 2ºC, os aventureiros têm a oportunidade única de nadar bem no meio das duas placas e ter uma visibilidade que chega a 100 metros. A distância entre elas aumenta cerca de 2,5 cm por ano!

Foto: Lindsay Lou/iStock

ÁSIA
Ilhas de Koh Tao e Similan, Tailândia

A nossa parada da Ásia fica na Tailândia. Nas ilhas de Koh Tao e Similan você pode conhecer a "Turtle Island" e nadar com tartarugas. Ou ainda contratar um instrutor por um dia e descobrir as maravilhas do fundo do mar. O mergulho nas ilhas de Similan é ideal para aqueles que procuram um ponto mais isolado, já nas de Koh Tao é mais indicado para quem está a fim de aprender a mergulhar em uma escola.

Foto: para827/iStock

ÁFRICA
Sharm el-Sheikh, Egito

Além de conhecer os tubarões-brancos na África do Sul, você pode experimentar o mergulho da vez deste continente: ele está no Egito! Mais especificamente em Sharm el-Sheikh, uma cidade localizada na península do Sinai, na costa do mar vermelho. Lá, a água é cristalina, muito limpa e os peixinhos são coloridos e bem simpáticos. Além de também ser uma opção de mergulho mais exclusiva e menos conhecida pelos brasileiros!

Foto: vlad61/iStock

OCEANIA

Grande Barreira de Coral, Austrália

A Grande Barreira de Coral, localizada na Austrália, tem mais de 2 mil km de extensão! Considerada o maior recife de coral do mundo, o local pode ser visto até do espaço e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O diferencial de mergulhar na Barreira é a diversidade de vida marítima, já que é possível encontrar tubarões, polvos e os famosos Nemos, os peixes-palhaço.

Foto: treetstreet/iStock

AMÉRICA

Bombinhas, Brasil

Bombinhas, em Santa Catarina, é a capital do Mergulho Ecológico! Quem já experimentou nadar no local pode afirmar que é um dos melhores do país. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, o mar da cidade está no encontro entre uma corrente marinha fria e outra quente. Se for para escolher um lugar sem precisar ir muito longe: este é o certo!

Foto: Divulgação/Hy Brazil Mergulho

Agora é só preparar o snorkel e mergulhar no mundo!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!