Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Conheça as igrejas mais lindas do mundo

Marcio Moraes

03/07/2017 08h00

Nós perdemos a conta de quantas igrejas vemos por aí, né? Porém, há algumas espalhas pelo mundo que são simplesmente maravilhosas e inesquecíveis. Fiz um top 10 com os templos religiosos que, em minha opinião, são os mais lindos. Da Turquia à Colômbia, estas igrejas esbanjam estilo, história e cultura. Continue lendo para se encantar e se arrepiar!

1. Basílica de Santa Sofia
İstambul, Turquia

Localizada hoje em Istambul, na Turquia, a Basílica de Santa Sofia foi construída no Império Bizantino no século VI. Criada para ser a catedral da antiga Constantinopla, a igreja sofreu diversas reestruturações ao longo do tempo. O projeto do edifício, feito pelo médico Isidoro de Mileto e pelo matemático Antêmio de Trales, é considerado um dos mais importantes para a história da arquitetura.

Foto: iStock

2. Catedral de São Basílio
Moscou, Rússia

Situada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio e suas cúpulas são, talvez, o ponto mais querido por quem almeja conhecer a capital russa. O cartão-postal é herança de Ivan, o Terrível (1530-1584). Reza a lenda que o primeiro czar do país ordenou que o arquiteto tivesse seus olhos removidos para, assim, nunca criar algo mais belo.

Foto: iStock

3. Santuário de Las Lajas
Ipiales, Colômbia

Grandioso, o Santuário de Las Lajas pode ser visitado em Ipiales, na Colômbia. Construída no alto do cânion do rio Guáitara, a igreja de estilo gótico se assemelha a um castelo e é conhecida como "Um milagre de Deus no abismo". Segundo a lenda, ela está no local onde Maria Mueses e sua filha Rosa avistaram a imagem da virgem em 1754.

Foto: iStock

4. Templo da Sagrada Família
Barcelona, Espanha

Famosa obra de Antoni Gaudí, o Templo da Sagrada Família é o símbolo de Barcelona, na Espanha. A construção do templo teve início em 19 de março de 1882, porém, ela ainda não possui uma data certa para ser finalizada. A previsão é para 2026, nada menos que 144 anos após o começo das obras.

Foto: iStock

5. Catedral de Milão
Milão, Itália

No centro de Milão, na Itália, está a imponente catedral da cidade. Ela começou a tomar forma no século IV e foi finalizada para a que conhecemos hoje somente no século 19, quando Napoleão concluiu sua fachada. Um dos principais pontos turísticos da famosa Milão, a igreja é marcada por seu estilo gótico e suporta até 40 mil visitantes de uma só vez.

Foto: iStock

6. Catedral de Colônia
Colônia, Alemanha

Em 1996, a Catedral de Colônia, na cidade alemã de mesmo nome, foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Ela é apenas um dos 41 patrimônios na Alemanha reconhecidos pela UNESCO. Com 509 degraus e 157 metros de altura, o edifício levou 600 anos para ser construído. Dica: o topo guarda uma vista panorâmica incrível da cidade!

Foto: iStock

7. Catedral de Santiago de Compostela
Santiago de Compostela, Espanha

Santiago de Compostela, na Espanha, é conhecida por atrair peregrinos cristãos de todo o mundo. O destino final dos visitantes religiosos é a conhecida catedral do local, que começou a ser erguida em 1075, mas foi consagrada apenas em 1211. Todo ano, mais de cem mil pessoas passam pela igreja espanhola.

Foto: iStock

8. Capela de Saint Michel d'Aiguilhe
Le Puy-en-Velay, França

A Capela de Saint Michel d'Aiguilhe, em Le Puy-em-Velay, na França, é diferente de todas que você já viu: ela está no topo de uma rocha! A enciclopédia cristã Gallia Christiania conta que a igreja foi construída graças ao bispo Godescalco, o primeiro peregrino não-espanhol a visitar Santiago de Compostela.

Foto: Divulgação

9. Catedral de Cristo
Garden Grove, Estados Unidos

A Catedral de Cristo está localizada em Garden Grove, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Antes chamado de Catedral de Cristal, o edifício feito de vidro reflexivo foi construído na década de 1970 pela Igreja Protestante. Em 2012, porém, ela foi comprada pela Igreja Católica, reformada e ganhou seu novo nome.

Foto: iStock

10. Igreja de Borgund
Borgund, Noruega

A arquitetura da Igreja de Borgund, situada na Noruega, se diferencia de todas as outras: ela é feita de pilastras de madeira. No melhor do estilo típico dos países nórdicos, o templo surgiu no século 12 trazendo vikings e dragões na decoração! Por serem feitas de madeira, as igrejas deste tipo são conhecidas como "stave churches".

Foto: Reprodução

E aí, ficou curioso para conhecer alguma (ou algumas) da lista? Conte para mim nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!