Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Moraes

Top 10 restaurantes brasileiros com estrelas Michelin em 2017

Marcio Moraes

28/07/2017 08h00

O Guia Michelin foi publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, o fundador da famosa fabricante de pneus. Todo ano, o guia concede de uma a três estrelas aos melhores restaurantes do mundo. Em 2017, foram 19 locais premiados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Fiz um top 10 com os melhores destes estabelecimentos para você conferir. Mas todos os integrantes da lista, que inclui também 153 estabelecimentos de outras categorias – como a Bib Gourmand que traz locais com preços acessíveis –, estão disponíveis no site da Michelin.

São Paulo

D.O.M
Único estabelecimento do país com duas estrelas, o D.O.M é comandado pelo chef Alex Atala e traz os sabores mais autênticos da cozinha brasileira. Ele é considerado o 16° melhor restaurante do mundo pelo ranking World's 50 Best Restaurants, da revista britânica Restaurant.

Maní
O restaurante Maní também é inspirado na gastronomia nacional e leva em sua filosofia o respeito ao pequeno produtor rural. A cozinha é capitaneada pelos chefs Helena Rizzo, que foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant em 2014, e Vinicius Nagao.

Foto: Divulgação

Fasano
O restaurante do hotel Fasano de São Paulo traz gastronomia italiana na sua cozinha comandada pelo Chef Luca Gozzani. Além dos 80 lugares disponíveis, há uma sala privada que comporta até 26 pessoas.

Esquina Mocotó
Assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, o Esquina Mocotó nasceu do bar e restaurante Mocotó, que fica logo ao lado. A cozinha artesanal prioriza produtos locais e traz no seu cardápio tanto sanduíches, quanto carnes silvestres e charcutaria.

Foto: Divulgação

Kinoshita
A cozinha do Kinoshita, que foi inaugurado no tradicional bairro nipônico da Liberdade, tem no comando o chef Murakami e segue a kappo cuisine, uma vertente da culinária japonesa. O local, hoje situado na Vila Nova Conceição, altera seu cardápio de acordo com as estações do ano e a disponibilidade dos ingredientes.

Dalva e Dito
O Dalva e Dito é o segundo restaurante do renomado Alex Atala a ter uma estrela Michelin. Porém, no dia a dia, sua cozinha tem no comando o chef Elton Junior. O estabelecimento também tem como foco a gastronomia tradicional brasileira.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro

Olympe
Os chefs Claude Troisgros e Thomas Troisgros, do restaurante Olympe, apostam na mistura perfeita entre ingredientes brasileiros e as respeitadas técnicas francesas da gastronomia.

Lasai
A cozinha contemporânea do Lasai é inspirada no País Basco e traz Rafa Costa e Silva como chef. O menu do local é baseado na disponibilidade de suas duas hortas, que estão no Vale das Videiras e no Itanhangá.

Foto: Divulgação

Eleven Rio
Inspirado na cozinha e no estilo do restaurante Eleven Lisboa, a versão carioca Eleven Rio é comandada pelo Chef Joachim Koerper e combina a atmosfera casual da cidade com a sofisticação europeia.

Oro
O restaurante de vanguarda Oro conta com o chef Felipe Bronze e sua experiência para tomar conta da cozinha. O menu é dividido em "Afetividade", com receitas consagradas, e "Criatividade", com pratos feitos com produtos de mercado e sazonais.

Foto: Tomas Rangel/Divulgação

E aí, você já experimentou as delícias de algum local do nosso Top 10? Ficou curioso para conhecer? Conte nos comentários!

SOBRE O BLOG

Para viajar sem sair de casa. O blog do Marcio Moraes apresenta lugares fascinantes para inspirar o imaginário do viajante. Por meio de dicas, o leitor viverá as melhores experiências dos destinos com restaurantes, hot spots e listas capazes de ampliar horizontes. Que tal entrar em contato com novas culturas e desbravar pelo mundo em um clique? Embarque nessa viagem!